UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Basquete

Fernanda Beling

Sua convocação foi a que mais surpreendeu, já que nunca disputou uma competição oficial na seleção adulta e se destacou mais na Europa

Data de nascimento
05/12/1982
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
Americana (SP)
Peso e altura
68 kg / 1,83 m
Posição
Ala
Participação em Pequim
11º lugar

A convocação de Fernanda foi a que causou mais surpresa, já que ela nunca havia disputado uma competição oficial com a seleção adulta. Aos 26 anos, a ala herdou o lugar da rebelde Iziane, que saiu do time de Paulo Bassul após se negar a entrar em quadra durante o Pré-Olímpico de Madri.

Em Pequim, a jogadora fez boas apresentações com a seleção, entrando em quadra apenas nos últimos jogos da primeira fase do torneio olímpico, do qual o Brasil saiu com a segunda pior camapanha entre todas as seleções.

Com boa estatura para a função de ala, Fernanda chamou a atenção de Bassul por sua precisão nos arremessos de três pontos, mostrada nas partidas contra Rússia e Belarus. Seu desafio após as Olimpíadas será permanecer na seleção.

Fernanda conquistou apenas um título profissional atuando no país, quando ganhou o Nacional com o Ourinhos, em 2004. Ultimamente, a jogadora esteve na Europa, onde atuou pelo Majadahonda da Espanha e A. D. Vagos de Portugal. Em maio deste ano, a brasileira retornou ao país e joga no Unimed/Americana, do interior de São Paulo. Porém, ainda nutri a possibilidade de retornar à Europa.

Não é certo dizer que sua história no basquete começou por acaso, mas não é exagero afirmar que o esporte lhe escolheu para segui-lo, e não ela escolheu o esporte. Isso por que aos 12 anos, Fernanda treinava além de bolas ao cesto, vôlei, natação e handebol, sem muito compromisso.

No entanto, depois de uma inesperada convocação para integrar a seleção mineira de basquete, definiu o esporte em que seguiria carreira. Mais tarde, integraria a seleção de base do Brasil em alguns torneios. Destaque para o título no Campeonato Sul-Americano disputado na Venezuela, em 2000 e principalmente para o vice no Mundial sub-21, na Croácia, em 2003, quando fez 59 pontos.

Em Pequim, Fernanda é mais uma das estreantes que têm como trunfo a experiência. No seu caso, o período na Europa pode contribuir bastante com o grupo.