Agressividade e consistência garantiram vitória de Yamaguchi

Washington Silva

Washington Silva

  • REUTERS/Murad Sezer

    Brasileiro Yamaguchi Falcão, de vermelho, acerta soco em Fanlong Meng, da China, em luta da categoria até 81 kg

    Brasileiro Yamaguchi Falcão, de vermelho, acerta soco em Fanlong Meng, da China, em luta da categoria até 81 kg

Em mais um dia de disputas do boxe, o ex-pugilista e comentarista do UOL Esporte, Washington Silva, exalta a participação da delegação brasileira na Olimpíada de Londres. Com três brasileiros nas quartas de final, o Brasil bate o recorde da última Olimpíada, quando dois lutadores chegaram nessa fase.

Pela categoria meio-pesado, com pugilistas de até 81 kg, o brasileiro Yamaguchi Falcão venceu o chinês Fanlong Meng, graças à decisão dos árbitros após empate por pontos. “Pela agressividade, pela consistência, pela vontade de vencer, Yamaguchi foi o vitorioso”, analisa Washington.

Na categoria meio-médio ligeiro, com pugilistas de até 64 kg, Everton Lopes não foi páreo para o cubano Roniel Iglesias, e acabou eliminado da Olimpíada de Londres. Para Washington, “a luta foi uma final de Jogos Olímpicos antecipada”.

Neste sábado, Robenilson de Jesus entra em ringue pela categoria peso pena, com pugilistas de até 56 kg. O brasileiro vai enfrentar o cubano Lázaro Álvarez Estrada, pelas quartas de final. Se vencer, Robenilson garante uma medalha.

Para Washington, “amanhã pode ser um dia histórico, e Robenilson pode quebrar o jejum de 44 anos sem medalhas no boxe brasileiro”.

Amanhã também começam as lutas da chave feminina. O Brasil tem três representantes: a peso leve Adriana Araújo, a peso mosca Érica Matos, e a peso médio Roseli feitosa. As três estreiam nos Jogos Olímpicos neste sábado, e, para Washington, “têm totais condições de vencer”.

AGRESSIVIDADE E CONSISTÊNCIA GARANTIRAM VITÓRIA DE YAMAGUCHI

Washington Silva

Ex-boxeador que esteve em dois Jogos Olímpicos e dois Pan-Americanos. Em Pequim-2008, quase chegou à medalha de bronze. Com o ligamento do joelho rompido, ele ficou a triunfo de conseguir o bronze. Atualmente é professor de boxe no Corinthians e treina atletas de MMA também, como Anderson Silva. O clube foi o local onde Washington começou, foi segurança e até gandula.

UOL Cursos Online

Todos os cursos