Vôlei de praia de Londres promete ser o mais disputado da história

Alexandre Rivetti

Alexandre Rivetti

  • FIVB/Divulgação

    A dupla brasileira líder do ranking mundial Alison (e) Emanuel não terá vida fácil em Londres-2012

    A dupla brasileira líder do ranking mundial Alison (e) Emanuel não terá vida fácil em Londres-2012

A Olimpíada de 2012 terá, com certeza, os torneios de vôlei de praia mais disputados da história dos Jogos. Tanto no feminino, como no masculino. Em comparação com as outras edições, em que sempre existiam duas duplas acima das demais, hoje encontramos um grande equilíbrio. O circuito mundial deste ano foi prova disso. Tivemos várias duplas que antes não apareciam com tanto destaque se alternando no alto do pódio.

Uma dessas duplas no masculino é Gibb/Rosenthal, dos EUA, que bateu os brasileiros Alison e Emanuel em várias etapas. No feminino, surgem as chinesas Xu/Zhang, Cicolari e Menegatti, da Itália, e Goller e Ludwig, da Alemanha, como competidoras fortíssimas para fazerem frente à Walsh/May, americanas campeãs olímpicas, e às brasileiras Larissa e Juliana.

Claro que sempre teremos aquelas duplas em que todo mundo aposta, como Rogers/Dalhauses, dos Estados Unidos, Brink/Reckermann, da Alemanha, e os brasileiros Ricardo e Pedro Cunha e Talita e Maria Elisa. Mas, ao que tudo indica, as zebras poderão acontecer mais do que o normal, ainda mais em um torneio que envolve muita pressão já a partir da fase eliminatória.

Vôlei de Praia
Vôlei de Praia

Portanto, a fase de grupos se torna muito importante, pois, dependendo dos resultados obtidos, as duplas poderão se cruzar antes da fase semifinal.

Isso tudo só traz mais emoção para o torneio que com certeza vai ser novamente um grande sucesso de público e qualidade técnica. Em Londres, o vôlei de praia estará presente pela quinta vez nos Jogos Olímpicos, que conta com o esporte desde Atlanta-1996.

Acompanhem comigo os jogos pelo UOL Esporte, estarei comentando tudo ao vivo e vivendo essa emoção junto com vocês.

Alexandre Rivetti

Formado em Educação Física pela Unisa e pós-graduado em Treinamento Esportivo em Voleibol pela USP. Possui mais de 20 anos de experiência com passagens por diversos clubes entre eles Osasco, São Paulo e Banespa. Foi auxiliar-técnico da seleção brasileira universitária na Universíade de Pequim-2001 e técnico da equipe adulta feminina do Banespa nas Superligas 2007/2008 e 2008/2009. Entre os títulos, estão o de campeão paulista nas categorias mirim, infantil e infanto pelo Finasa/Osasco entre 2000 e 2002, campeão paulista juvenil feminino equipe Banespa em 2008 e bicampeão brasileiro universitário em 2000 e em 2003.

UOL Cursos Online

Todos os cursos