Em casa, o norte-americano Michael Johnson entrou para a história das Olimpíadas ao tornar-se o primeiro corredor a vencer as provas dos 200 m e 400 m rasos em uma mesma edição.
Johnson chegou em Atlanta com um currículo invejável, 54 vitórias na disputa dos 400 m. E confirmou o favoritismo com novo recorde mundial, 43s49. A distância do norte-americano para o segundo colocado, o britânico Roger Black, foi a maior em 100 anos da competição. Três dias depois de conquistar o primeiro ouro, Michael Johnson voltou à pista para vencer os 200 m.
Mais uma vez, Johnson superou seu próprio recorde mundial, 19s66, e cravou 19s32 para vencer os 200 m rasos. Depois da façanha, Johnson não se conteve. “Gostaria de estar na arquibancada para assistir ao que eu fiz”, declarou o atleta, que teve sapatilhas douradas feitas por sua patrocinadora especialmente para ele.
Persistência até a vitória
Nascido em Dallas, no dia 13 de setembro de 1967, Michael Duane Johnson chegou à Olimpíada de Atlanta como campeão mundial nas duas provas. Mas para realizar o duplo sonho olímpico, fez um apelo ao COI e às federações de atletismo para que o programa olímpico de Atlanta o permitisse correr nas duas provas. Johnson ainda perdeu a chance de conquistar uma terceira medalha certa, no revezamento 4 x 400 m, prova em que os EUA levaram o ouro com tranqüilidade.
Antes do triunfo em Atlanta, Johnson penou em Barcelona-1992. Com uma grave infecção intestinal duas semanas antes do início dos Jogos. Como compensação, no entanto, integrou o quarteto que levou o ouro no revezamento 4x400 m rasos.
Em Sydney-2000, Johnson ganhou novamente nos 400 m, tornando-se o primeiro atleta do mundo a vencer duas vezes essa prova desde 1896. No revezamento 4x400 m, o norte-americano conquistou outra medalha de ouro, totalizando cinco em sua vitoriosa carreira.
Johnson vibra em Atlanta