UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Elizabeht Robinson (Estados Unidos)

Com apenas 16 anos, a norte-americana Elizabeth "Betty" Robinson entrou para a história dos Jogos Olímpicos como a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro no atletismo.

Nascida em Riversale, no dia 23 de agosto de 1911, Betty entrou para o esporte de forma curiosa: alguns meses antes dos Jogos Olímpicos, enquanto corria para tentar pegar um ônibus, foi vista por um professor de educação física, que ficou impressionado com sua velocidade e lhe propôs começar a treinar para melhorar seu estilo.

Na segunda competição da qual participou, as seletivas norte-americanas para os Jogos de 1928, Betty igualou o recorde mundial, marcando 12s2. Em Amsterdã, quando disputava sua quarta corrida na carreira, conseguiu a vitória nos 100 m rasos, com meio metro de vantagem sobre a segunda colocada. Na seqüência, a atleta ganhou a medalha de prata no revezamento 4x100 m rasos.

A tragédia da pioneira

Três anos depois dos Jogos de Amsterdã, Robinson viajava com seu primo quando sofreu, em Chicago, um grave acidente aéreo. Para piorar, um homem que a socorreu achava que Betty estaria morta, colocando-a dentro do porta-malas do seu carro e levando-a até uma funerária. De lá, Robinson foi para o hospital e ficou sete semanas em coma.

Sem poder andar normalmente por dois anos, só voltou a treinar em 1933. Com muita força de vontade, a atleta conseguiu participar dos Jogos de Berlim, em 1936. Na Alemanha, ainda com seqüelas do acidente de avião, Betty não dobrava o joelho, nem agachava-se para a largada nas provas individuais. Porém, a norte-americana ainda conquistou a medalha de ouro no revezamento 4x100 m rasos. Betty morreu no dia 18 de maio de 1999, aos 87 anos de idade.

AP

Elizabeth depois do ouro

Outros destaques
Percy Williams (CAN)
  • Percy Williams, nascido em Vancouver, em 1908, pesava apenas 57 kg e media 1,70 m de altura. Contrariando os favoritos norte-americanos e os britânicos, ele venceu os 100 m e 200 m rasos.
  • Ásia
    • Pela primeira vez na história, os asiáticos conquistaram medalhas de ouro. Mikio Oda, do Japão, foi ouro no salto triplo. Seu compatriota Yoshiyuki Tsuruta foi o 1º dos 200 m peito na natação.

Compartilhe: