UOL Olimpíadas 2008 Histórico das Olimpíadas
 

Raymond Ewry (Estados Unidos)

Em 1908, o norte-americano Raymond "Ray" Clarence Ewry encerrou sua seqüência de medalhas em três Olimpíadas, ao conquistar mais dois ouros e fechar sua coleção de triunfos em oito.

Nascido no dia 14 de outubro de 1873, na cidade de Lafayette, estado de Indiana, Ewry foi vítima de poliomielite aos 12 anos e voltou a andar somente cinco anos mais tarde. Neste período usava cadeiras de rodas e teve que passar por tratamentos e exercícios constantes para readquirir os movimentos.

Após fazer graduação em Engenharia na Universidade de Purdue, passou a integrar a equipe de atletas do New York Athletic Club, famoso pelo talento de seus atletas.

Ali, ele se especializou em provas olímpicas que hoje não existem mais: o salto em altura, salto em distância e salto triplo, todos sem corrida; são eventos iguais aos de hoje, só que o atleta não podia correr nem tomar distância para realizar o salto, partindo de posição completamente estática, com os dois pés no chão, usando apenas o próprio impulso do corpo. Nestas provas, Ewry provaria ser o melhor do mundo por quase uma década.

O maior de todos

Ewry ganhou três medalhas em 1900, repetindo o feito em 1904, e mais duas em 1908. Dotado de uma impulsão extraordinária - que lhe valeu o apelido de "Homem elástico" -, Ewry dominou três modalidades durante três Olimpíadas seguidas e suas marcas extraordinárias permaneceram por muitos anos, sendo que uma delas, no salto em distância sem corrida (3,47 m), continuou sendo um recorde mundial imbatível até sua extinção por completo nos torneios esportivos durante os anos de 1930.

Se fossem consideradas as duas medalhas conquistadas nos Jogos de 1906, não reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional apesar de terem sido organizados por ele, Ray Ewry seria o maior campeão olímpico de todos os tempos em eventos individuais.

Quinze vezes campeão nacional, Ewry formou-se engenheiro mecânico e foi contratado pela cidade de Nova York como engenheiro hidráulico. Morreu no dia 29 de setembro de 1937, aos 64 anos.

AP

Sem corrida: nunca mais

Outros destaques
Henry Taylor (GBR)
  • O britânico Henry Taylor foi o destaque da natação em Londres. Ele faturou os 400 m, 1.500 m livre e participou da vitória de seu país no revezamento 4 x 200 m livre nas piscinas. O triunfo nos 1.500 m também valeu a Taylor o recorde mundial da prova nos Jogos de Londres.
  • Eric Lemming(SUE)
    • O arremesso do dardo, que fez sua estréia nos Jogos em 1908, foi duplamente dominado pelo sueco Eric Lemming, quarto classificado em salto em altura e salto com vara na Olimpíada de 1900. Ele triunfou tanto no estilo clássico como no livre, respectivamente com marcas de 54,83 e 54,44 m.

Compartilhe: