Explosão teen chega a Olimpíada com ouros, recordes e polêmica nas mídias sociais

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

    Missy Franklin, Ruta Meilutyte, Ye Shiwen e Yannick Agnel: protagonistas da força teen nas Olimpíadas

    Missy Franklin, Ruta Meilutyte, Ye Shiwen e Yannick Agnel: protagonistas da força teen nas Olimpíadas

Uma menina de 15 anos ganhou ouro. Outra, de 16, quebrou mais um recorde. Uma terceira, de 17, levou o primeiro ouro de uma carreira que promete (Michael Phelps de saias...). O quarto, um francês de 20 (porque a adolescência é cada vez mais longeva), já fez de Lochte seu freguês. A explosão teen tomou os Jogos Olímpicos de assalto. Com direito a brilho e polêmicas em sua forma de comunicação mais característica: as mídias sociais.

Ouro (em 140 toques ou menos)

Clive Rose/Getty Images

 

 

O choro de Ruta Meilutyte no alto do pódio denunciava: com 15 anos, ela é a campeã olímpica mais jovem de Londres.

Clive Rose/Getty Images

 

 

Com 16 anos, a chinesa Ye Shiwen já bateu um recorde mundial. Nesta segunda, bateu outra marca, a olímpica, agora nos 200 m medley.

REUTERS/David Gray

 

 

Phelps ou Lochte? O nome dos EUA é Missy Franklin: O reinado da mocinha de 17 anos (e tênis 46) começou: ouro nos 100 m costas.

REUTERS/Michael Dalder

 

 

Yannick Agnel é o pesadelo de Lochte. Primeiro, o ultrapassou no fim dos 4x100 m. Depois, derrotou-o nos 200 m livre. Ouros da França.

Polêmicas (que ultrapassaram os 140 toques)

Foram meros tweets. Mas as polêmicas que a brasileira Rafaela Silva, a goleira (e musa) norte-americana Hope Solo e o jogador de futebol suíço Michel Morganella ultrapassaram, e muito, o universo das mídias sociais.

Rafaela Silva x seguidores

A judoca da Cidade de Deus foi eliminada por golpe irregular. Irregular, também, foi a briga com seus seguidores. Uma delas disse que tinha sido burrice. A resposta foi “. "Vai  se ***, filha da ***, perdi sim, sou humana como todos, errei e sei que tenho capacidade de chegar e conquistar uma vaga pra 2016".

Hope Solo e a “salinha”

A goleira dos EUA tem sido ativa em sua conta no twitter: sua vítima preferida é Brandi Chastain, comentarista de uma TV norte-americana (que é jogadora de futebol, mas segundo Solo, não entende nada de futebol). Por essa discussão, ela foi chamada para a “salinha” da técnica Pia Sundhage para levar uma verdadeira bronca.

Um suíço, coreanos e um pé no traseiro

Zagueiro, o suíço Morganella entrou de carrinho, com os dois pés altos, no twitter após uma partida: “Acabei com todos os coreanos, vão todos para o inferno. Ahahahhahahaah débeis mentais”. O resultado? Ele levou o cartão vermelho do COI e está fora das Olimpíadas.

BASQUETE

REUTERS/Sergio Perez Erika foi a cestinha do jogo, fez 15 pontos e pegou 18 rebotes. Pena que não temos outras quatro jogadoras como ela: o time perdeu a segunda seguida, para a Rússia, por 69 a 59.

CANOAGEM

HANDEBOL

HIPISMO

Ricardo Nogueira/Folha Imagem Após a prova de cross-country (a de adestramento já foi disputada) do CCE, o time brasileiro é o 10º, com 269,20. No individual, Ruy Fonseca é o 45º, Marcelo Tosi, o 47º, e Márcio Carvalho Jorge, o 50º. Serguei Fofanoff está eliminado. O mais importante do dia no hipismo, porém, foi o corte de Luiz Francisco de Azevedo da equipe brasileira de saltos. Seu cavalo sofreu uma fratura.

JUDÔ

EFE/JUAN CARLOS HIDALGO

Um golpe ilegal. E a Olimpíada de Rafaela Silva acabou. Ela foi eliminada após pegar as pernas da húngara Hedvig Karakas. Ela chorou, o comentarista Flávio Canto (que criou o projeto social na Cidade de Deus em que ela foi revelada) chorou. Depois, ela xingou (Canto, não). Ah, sim: o outro brasileiro, Bruno Mendonça, parou nas quartas-de-final.
 

EM VÍDEO: "Rafaela errou e arbitragem foi correta", diz o comentarista do UOL nas Olimpíadas, Wiliam "Gulô" Freitas.

NATAÇÃO

Já que o assunto é twitter, vamos lá: Joanna Maranhão chegou na semifinal dos 200 m medley. O resultado foi o melhor da natação feminina em Londres-2012 até agora. Mesmo assim, ela bateu boca com sua “galerinha”: “Peço, por mim e pelos outros atletas da delegação: manerem nas críticas infundadas e desrespeitosas. Ninguém vem aqui pra brincar”. Completando: entre os homens, Kaio Marcio (17º) e Léo de Deus (21º) pararam nas eliminatórias dos 200 m borboleta. Satiro Sodre/AGIF

VÔLEI

Getty Images Não deu. Grande algoz de Zé Roberto e das campeãs olímpicas, a seleção dos EUA voltou a vencer: 3 x 1 (25-18, 25-17, 22-25 e 25-21). Ao fim do jogo, ninguém sabia para onde olhar.

VÔLEI DE PRAIA

VELA

A liderança virou quarto lugar: Scheidt e Prada fizeram uma regata ruim e caíram na classificação da classe Laser. Outros dois brasileiros estrearam: Bruno Fontes (8º na Laser) e Adriana Kostiw (12ª na Laser Radial). Jorginho Zariff é o 20º na Finn.

UOL Cursos Online

Todos os cursos