Rafaela Silva é desclassificada por golpe ilegal e sai chorando do tatame
comentários 72

Do UOL, em São Paulo

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
  • AFP PHOTO / JOHANNES EISELE

    Rafaela Silva reclama de decisão dos juízes e desclassificação para húngara

    Rafaela Silva reclama de decisão dos juízes e desclassificação para húngara

A judoca Rafaela Silva perdeu a chance de se garantir pelo menos na repescagem na categoria até 57 kg nas Olimpíadas de Londres ao ser desclassificada diante da húngara Hedvig Karakas, devido a um golpe ilegal. 

Após ser desclassificada da disputa, Rafaela desabou no tatame e chorou muito. Até a sua adversária foi tentar consolá-la ao final da luta, depois do anúncio da decisão dos juízes. 

No combate válido pelas oitavas de final, os juízes chegaram a apontar um waza-ari para Rafaela no começo da luta, mas a arbitragem verificou o vídeo e decidiu desclassificar a brasileira por atacar a perna direita da adversária antes do desequilíbrio.

Ampliar

Rafaela Silva chora após desclassificação por golpe ilegal12 fotos

11 / 12
A húngara Hedvig Karakas (azul) tenta consolar a brasileira Rafaela Silva após decisão polêmica VEJA MAIS > Imagem: REUTERS/Darren Staples

?Estou triste, treinei bastante pela medalha, mas sei que errei. Passou, agora é levantar a cabeça. Bola para frente. Sei que tinha chance, mas não deu dessa vez?, lamentou Rafaela em entrevista à Rede Record.

O golpe foi ilegal porque Rafaela começou seu ataque contra a húngara direto pela perna, o que foi proibido há três anos pela Federação Internacional de Judô. A brasileira dominava a luta e tinha forçado uma punição à rival antes de se precipitar.

Na luta anterior, Rafaela derrotou com tranquilidade a alemã Miryam Roper na estreia, com dois yukos. Caso vencesse a sua segunda luta, iria para as quartas de final e se garantiria ao menos na repescagem. Seguindo, teria a chance de disputar ao menos a medalha de bronze. 

Descoberta no projeto social do medalhista olímpico Flavio Canto, a judoca da Cidade de Deus tem 20 anos e é a atleta mais jovem de toda a equipe brasileira de judô. Ela é campeã mundial sub-20 (2008), vice-campeã mundial sênior (2011) e medalha de prata no Pan de Guadalajara. 

"RAFAELA ERROU E ARBITRAGEM FOI CORRETA", AVALIA COMENTARISTA

Ampliar

Brasileiros em Londres - dia 382 fotos

1 / 82
Brasileiras ficam cabisbaixas, sentadas no chão e no banco de reservas, após a derrota para os Estados Unidos Imagem: AFP PHOTO/KIRILL KUDRYAVTSEV

comentários 72

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos