Séria e fã de churrasco, chinesa fenômeno da natação faz Londres aguardar nova façanha

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (ING)

  • Flavio Florido/UOL

    Ye nada para fazer a melhor marca das eliminatórias dos 200 m medley na manhã desta segunda-feira

    Ye nada para fazer a melhor marca das eliminatórias dos 200 m medley na manhã desta segunda-feira

A manhã desta terça-feira no complexo aquático do Parque Olímpico de Londres apontou para o que pode ser a nova ordem na natação mundial, pelo menos em termos de atenção para o esporte. Medalhista de ouro há dois dias, a chinesa Ye Shiwen voltou à piscina para as eliminatórias dos 200 m medley e deslocou um batalhão de imprensa superior ao que Michael Phelps mobilizara minutos antes. O mundo quer conhecer mais da menina que inspira comparações de desempenho entre homens e mulheres e já descobriu uma adolescente séria e fã de churrasco.

No último sábado Ye ganhou o ouro nos 400 m medley com o primeiro recorde mundial feminino desde a abolição dos trajes tecnológicos em 2010, as peças conhecidas como supermaiôs. A chinesa cravou 4min28s43 e desbambou o recorde anterior da australiana Stephanie Rice.

MAIS RÁPIDA QUE UM HOMEM?

Com seu corpo aparentemente franzino de 1,72 m e 64 kg, a chinesa Ye já desponta como um dos grandes nomes da Olimpíada deste ano. A atleta de 16 anos virou atração nos primeiros dias dos Jogos de Londres por um detalhe de desempenho na vitória dos 400 m medley.

Depois de passar por borboleta, costas e peito, a chinesa chegou ao último estilo do medley em desvantagem contra a norte-americana Elizabeth Beisel, mas conseguiu a virada com uma performance impressionante no desfecho da prova. Ye nadou os primeiros 50 m do estilo livre em 29s25 e depois fez 28s93 na outra metade.

A façanha da jovem atleta do país inspirou uma provocação da imprensa chinesa com os rivais Estados Unidos, cujo atleta Ryan Lochte (foto), ouro nos 400 m medley masculino, foi mais lento que Ye na parte final do estilo livre [tempo total de 4min05s18].

"Lochte pode dar graças a Deus que Ye Shiwen é mulher e não possa, por isso, competir contra ele", provocou a agência oficial chinesa Xinhua, sobre a façanha da adolescente na piscina olímpica de Londres.

Mas a notoriedade instantânea da adolescente na Olimpíada de Londres se deu com a observação de um detalhe sobre a prova, numa comparação histórica de performance “homem x mulher”. A menina Ye conseguiu nadar os últimos 50 metros do estilo livre com tempo melhor do que o do norte-americano Ryan Lochte , vencedor dos 400 m na versão masculina, no mesmo trecho (17 centésimos abaixo).

Nesta segunda-feira, pouco depois de o recordista de ouros olímpicos Phelps se classificar às semifinais dos 200 m borboleta com um modesto quinto tempo, Ye Shiwen estabeleceu a melhor marca do ano nos 200 m medley e igualou o tempo mais rápido de sua vida. Tudo isso em uma eliminatória em que as adversárias mais próximas nadaram quase um corpo atrás da chinesa. Assim, Londres já se prepara para ser assombrada de novo pela menina, na final da prova marcada para a noite de terça-feira.

Paralelamente o mundo interessado na Olimpíada tenta agora correr para conhecer o novo fenômeno das piscinas, já candidata a um dos grandes nomes dos Jogos de Londres. O que se percebe de cara é que Ye não é como o estereótipo comum da adolescente asiática, com riso para qualquer tipo de situação. A nova campeã exibe rosto sério e distribui respostas objetivas em entrevistas, com comentários sem hesitação ao dizer que agora se sente a melhor nadadora de seu país.

Ye Shiwen passou por uma temporada de treinos na Austrália e diz gostar de gastar seu tempo no país em razão do clima quente e da gastronomia local.

"Gosto do tempo na Austrália. Sempre vou para a costa e gosto de comer churrasco", afirmou a adolescente chinesa nesta segunda, após nadar as eliminatórias dos 200 m medley.

Durante o cerco da imprensa internacional nesta segunda, a chinesa fechou a cara quando confrontada com um tema que, de certa forma, paira sobre atletas de performance destacada, o doping.

"Não há nenhum problema com doping. A equipe chinesa sempre teve uma política firme de controle de antidoping", declarou.

Ye relatou que começou a nadar quando criança, em 2003, porque um de seus professores da escola acreditava que a menina de Hangzhou tinha mãos grandes propícias para a modalidade.

A chinesa apareceu para o mundo da natação como uma realidade no Mundial de Xangai do ano passado, com o ouro nos 200 m medley, além da quinta colocação nos 400 m medley. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos