UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei

FIVB/Divulgação
Sheilla foi a maior pontuadora do Brasil em Pequim

Sheilla

"O grupo merecia demais. A Mari pediu esse presente [de aniversário]. Agora caiu a ficha de que a gente conseguiu chegar onde queria"

Data de nascimento
01/07/1983
Local de nascimento
Belo Horizonte (MG)
Residência
São Caetano (SP)
Peso e altura
64 kg / 1,86 m
Posição
Oposto
Participação em Pequim
Campeã

A estréia em Olimpíadas não poderia ter sido melhor. Sheilla foi um dos destaques do time brasileiro na conquista do primeiro ouro da seleção feminina em Jogos. Maior pontuadora brasileira em Pequim, a oposto ficou ainda na lista das dez melhores atacantes e das cinco melhores bloqueadoras do torneio.

"O grupo merecia demais. A Mari pediu esse presente [de aniversário] para todo mundo. Agora caiu a ficha e a gente conseguiu chegar onde queria", afirmou após a conquista.

Destaque no vice-campeonato do Mundial de 2006, Sheilla novamente foi vice-campeã no Pan-Americano do Rio de Janeiro, após participar de campanha com o mesmo resultado em Santo Domingo. Titular nos últimos jogos da campanha de prata, a oposto teve boa participação na competição, mas errou em momentos cruciais.

Sheilla começou a se interessar pelo vôlei nas aulas de educação física no colégio. O seu primeiro clube foi o Mackenzie, que defendeu até 2000, quando foi contratada pelo Minas. Na principal equipe mineira, Sheilla ganhou destaque e foi campeã da Superliga na temporada 2001/2002 e vice nas duas temporadas seguintes.

Em 2004, a jogadora foi contratada pelo Pesaro, um dos principais times da Itália, e sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, também da seleção brasileira. Em 2007, chegou a ultrapassar a barreira dos mil pontos no Campeonato Italiano. Nos últimos anos, a mineira teve a companhia de Mari na equipe.

Na seleção, teve sua primeira chance na conturbada equipe de 2002 sob o comando de Marco Aurélio Motta. Sheilla foi uma das atletas que foram chamadas para substituir as jogadoras dissidentes. Desta forma, participou do Mundial na Alemanha, mas não permaneceu.

Com a entrada de Zé Roberto na seleção, Sheilla perdeu espaço, voltando ao time apenas em 2005 para ganhar dois títulos seguidos do Grand Prix, como voltou a fazer este ano na competição. Titular absoluta, a musa foi uma das principais atletas do Brasil na campanha que terminou com o vice-campeonato mundial no Japão, no final do ano passado.

Pouco antes do título no Grand Prix e após ter feito boas temporadas na Itália, Sheilla anunciou sua volta ao voleibol brasileiro. Ao lado de Mari e Fofão, ela defenderá a equipe do São Caetano.