UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei

AFP/Mustafa Ozer
Com 21 anos, Thaísa é a caçula do elenco campeão

Thaísa

Jogadora mais alta do Brasil em atividade, com 1,96 m, a meio-de-rede ficou surpresa com a convocação, que marcou sua estréia em Jogos

Data de nascimento
15/05/1987
Local de nascimento
Rio de Janeiro (RJ)
Residência
Osasco (SP)
Peso e altura
76 kg / 1,96 m
Posição
Meio-de-rede
Participação em Olimpíadas
Campeã

A meio-de-rede Thaísa levou um susto quando ouviu o seu nome na lista de convocadas para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A atleta não esperava tirar a vaga da veterana Carol Gattaz da seleção. Para Pequim, o fato se repetiu e, aos 21 anos, ela estreou em Olimpíadas com a conquista do ouro. Mesmo na condição de reserva, a carioca foi bem utilizada pelo técnico José Roberto Guimarães principalmente para reforçar o bloqueio, um de seus pontos fortes.

Para o Pan, o brilho na Superliga 2006/2007, quando foi campeã pelo Rexona, e o bom desempenho nos treinos em Saquarema fizeram com que a jogadora recebesse uma chance do técnico José Roberto Guimarães. O resultado, porém, não foi o esperado. Favorita ao ouro, a seleção parou diante da rival Cuba e teve que se contentar com a medalha de prata.

Além de caçula, a carioca é a jogadora mais alta do Brasil em atividade, com 1,96 m, e foi eleita a melhor bloqueadora da Superliga 2006/2007. Thaísa faz parte de uma família de "gigantes": o bisavô tinha 2,08 m de altura, o pai tem 1,92 m, e o irmão, 2,01 m. Assim, não foi muito difícil para a atleta escolher o vôlei como esporte.

A meio-de-rede começou a jogar aos 14 anos, no Tijuca Tênis Club. Pouco tempo depois, foi chamada para as seleções de base do Brasil. Em 2005 foi campeã mundial juvenil, mesmo sendo mais nova que a maioria das adversárias. Na seleção principal, foi campeã da Copa Pan-Americana em 2006, em Porto Rico, mas esteve fora do grupo que foi vice-campeão mundial no final do ano, no Japão.

Por clubes, jogou no Minas antes de se transferir para o Rexona-Ades, com o qual foi tricampeã da Superliga nas últimas temporadas. Antes de definir sua vaga para as Olimpíadas, Thaísa acertou sua transferência para o maior rival do clube carioca, o Finasa/Osasco, ao lado de Sassá.

“Meu grande objetivo é continuar evoluindo como atleta e ajudar o Finasa a conquistar títulos importantes", disse a carioca. "Quero dar o melhor de mim e amadurecer mais. Sou nova ainda e tenho muito o que aprender".