UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Vôlei

Reuters/Alexander Demianchuk
Após um tempo longe, Valeskinha voltou à seleção

Valeskinha

"Minha mãe (Aída dos Santos) me ensinou o vôlei. Eu ficava batendo bola na parede e não perturbava enquanto ela estava dando aula"

Data de nascimento
23/04/1976
Local de nascimento
Niterói (RJ)
Residência
Novara (ITA)
Peso e altura
63 kg / 1,80 m
Posição
Ponteira
Participação em Pequim
Campeã

Após passar um longo período afastada da seleção, Valeskinha, que esteve no grupo nos Jogos de Atenas, não poderia ter retornado em momento melhor: foi campeã com a equipe nas Olimpíadas de Pequim, mesmo tendo participado pouco das oito partidas na campanha invicta.

Para a competição na China, o técnico José Roberto Guimarães resolveu dar uma chance à veterana de 32 anos, que não jogava na seleção desde o Grand Prix de 2006. Este ano, ela participou da preparação para as Olimpíadas, conquistou o Grand Prix, em junho, e carimbou seu passaporte.

"A Valeskinha mudou recentemente, e ficou mais versátil, além da grande experiência dela, que já foi capitã de times e até da seleção", elogiou o treinador. "Acho que é uma jogadora importante, dispensa comentários em termos de seriedade e concentração".

O esporte está no sangue de Valeskinha. A mãe da jogadora, Aída dos Santos, foi uma das principais atletas da história do país. O melhor resultado feminino brasileiro em Olimpíadas até Atlanta-1996 foi conseguido por Aída: o quarto lugar no salto em altura nos Jogos de Tóquio-1964.

Por isso, desde cedo Valeskinha conviveu com o esporte. Depois de testar algumas modalidades, ela decidiu, em 1988, se especializar no vôlei. "Achei que seria mais fácil, mas me enganei", diz a jogadora.

A carreira começou no Botafogo, mas foi no Rexona que Valeskinha se destacou, ganhando suas duas primeiras Superligas (1997 e 1999). Em 2000/2001, venceu o torneio pela terceira vez, então atuando no Flamengo. Depois disso, foi contratada pelo Osasco, onde conquistou mais dois títulos (2002/2003 e 2003/2004). Atualmente, ela compõe o elenco do clube italiano Novara.

Valeskinha é uma jogadora completa. Apesar da baixa estatura, tem um dos melhores bloqueios do mundo, o que lhe rendeu o prêmio neste fundamento na Copa do Mundo de 2003, quando a seleção brasileira garantiu o vice-campeonato e a vaga para Atenas.