UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Judô

Folha Imagem
Guilheiro conquistou o segundo bronze olímpico

Leandro Guilheiro

Leandro Guilheiro conquistou seu segundo bronze consecutivo ao derrotar o iraniano Ali Malomat em menos de 30 segundos de luta.

Data de nascimento
07/08/1983
Local de nascimento
Suzano (SP)
Residência
Santos (SP)
Peso e altura
73 kg / 1,76 m
Categoria
Leve
Participação em Pequim
Bronze

Quando Leandro Guilheiro conquistou a medalha olímpica em Atenas-2004, virou a grande aposta do judô brasileiro para o futuro. Quatro anos depois, em Pequim, o judoca confirmou as expectativas ao subir novamente ao pódio. Guilheiro torna-se agora o primeiro judoca a trazer duas medalhas consecutivas para o Brasil em Olimpíadas.

Aos 21 anos, o paulista era campeão mundial júnior (na Coréia do Sul, em 2002) e exibia no peito a medalha de bronze de sua primeira aventura olímpica. Hoje, aos 25 anos, já tem reservado seu lugar na história do esporte nacional.

Com Rogério Sampaio, campeão olímpico em Barcelona-1992, como seu treinador e ajudado por Aurélio Miguel, ouro em Seul-1988, ele tinha resultados e "pedigree" de campeão. Quatro anos depois, porém, uma série de lesões impediu que o santista deixasse o posto de promessa para virar realidade.

Logo após as Olimpíadas de 2004, sofreu duas operações sérias, no pulso e no quadril, e só voltou a competir em 2005. No Mundial do Egito, no mesmo ano, ainda lutou com tendinite no ombro direito.

No ano passado, em sua primeira participação em Jogos Pan-Americanos, tinha tudo para ser ouro, mas lesionou as costas e acabou com a prata. No Mundial de 2007, lutou ainda sentindo a lesão do Pan e não foi bem. Neste ano, não disputou a Copa do Mundo de Belo Horizonte por causa de uma gastrite causada por uma infecção intestinal.

Guilheiro começou a lutar aos 5 anos e, nessa época, já fazia as contas para estar na disputa de uma Olimpíada. Um ano antes de sua estréia, porém, temia pela vaga. Mesmo embalado pelo ouro no Mundial júnior de 2002, ele perdeu a seletiva para o Pan de 2003.

O escolhido foi Luiz Camilo, irmão do campeão mundial e medalhista olímpico Tiago Camilo. O rival terminou com o ouro no Pan e seria o favorito à vaga em Atenas. Uma lesão, porém, colocou a vaga nas mãos de Leandro. Em 2008, Guilheiro era o favorito e não precisou se esforçar muito para despachar o jovem Vitor Penalber.

Em Pequim, Guilheiro representou muito bem o país conquistando sua segunda medalha de bronze em Jogos Olímpicos na categoria leve (73 kg). Depois de subir ao pódio em Atenas-2004, o judoca repetiu a façanha na capital chinesa depois de vencer o iraniano Ali Malomat.

Na campanha rumo ao pódio, o judoca já tinha passado pelo argentino Mariano Bertolotti, nas faltas, e pelo sul-africano Marlon August, por ippon. A derrota veio diante campeão mundial Ki Chun Wang, da Coréia do Sul, no Golden Score. Na repescagem, Guilheiro passou pelo uzbeque Shokir Miminov, e em seguida pelo ucraniano Gennadii Bilodid.

O bronze veio em uma luta tão espetacular quanto rápida. Em menos de 30 segundos no tatame, Guilheiro aplicou o golpe certeiro no iraniano e venceu a luta por ippon, tornando-se o primeiro judoca a conquistar duas medalhas consecutivas em Jogos Olímpicos.