UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Judô

Divulgação
Andressa foi eliminada na primeira luta

Andressa Fernandes

"Ele me enrolou na luta, não consegui encaixar. Eu queria ficar mais no chão e foi ele que ficou se jogando só pra ganhar tempo, fazendo muitos ataques falsos".

Data de nascimento
27/10/1986
Local de nascimento
Santos (SP)
Residência
Santos (SP)
Peso e altura
52 kg / 1,57 m
Categoria
Meio-leve
Participação em Pequim
eliminada na 1ª luta

Não foi no futebol, mas Andressa Fernandes entrou na seleção olímpica de judô aos 45 minutos do segundo tempo. Reserva imediata de Érika Miranda na categoria até 52 kg, a santista foi chamada às pressas para a competição quando a titular foi cortada devido a uma séria lesão no joelho. Mas a substituição só aconteceu após um longo imbróglio, envolvendo técnicos, dirigentes e até atletas de outras modalidades.

Érika foi cortada no dia 5 de agosto, a cinco dias das lutas de sua categoria. A Confederação Brasileira de Judô avisou que não convocaria Andressa, porque a judoca, assim como os demais reservas, não foi a Pequim e permaneceu no Brasil por determinação da própria entidade. A santista se revoltou, veio a público reclamar e contou com o apoio de seu técnico, ninguém menos do que o medalhista de ouro em Barcelona-1992 Rogério Sampaio.

Ignorado pela comissão técnica da seleção brasileira, o ex-judoca conversou diretamente com o presidente da CBJ para negociar a convocação de sua pupila. Isso, é claro, após também criticar publicamente o posicionamento da entidade e indicar que Andressa não estaria em Pequim por má vontade de dirigentes e comissão técnica.

A questão foi resolvida apenas no dia 7 de agosto. Curiosamente, no dia anterior, o vôlei de praia havia vivido situação semelhante, mas o final fora definido com maior rapidez quando Ana Paula foi imediatamente convocada para substituir a lesionada Juliana.

CBJ e técnicos da seleção negaram que tenham vetado a participação de Andressa nos primeiros dias e não falaram sobre a possível relação deste caso com o das areias. No entanto, a técnica da equipe feminina de judô, Rosicléia Campos, afirmou que a substituição das atletas poderá afetar a união do grupo em Pequim.

Quando finalmente pôde entrar no tatame, o desempenho de Andressa não foi dos melhores. Logo em sua estréia, ela foi derrotada pela dominicana Maria Garcia e depois não foi à repescagem. Ainda sentindo o efeito das quase 30 horas de viagem, ela passou mal após a luta, logo quando deixou o tatame.

Sem grande bagagem em competições mundiais, a santista tem como principais conquistas quatro títulos paulistas, quatro brasileiros e um troféu de Campeonato Pan-Americano.