UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Judô

Reuters
Luciano Corrêa teve atuação apagada em Pequim

Luciano Corrêa

"Fazia tempo que batia na trave. Eu vinha perseguindo a vitória e ela não vinha. Para ganhar ouro no Mundial, tem que ser perfeito"

Data de nascimento
25/11/1982
Local de nascimento
Brasília (DF)
Residência
Belo Horizonte (MG)
Peso e altura
100 kg / 1,89 m
Categoria
Meio-pesado
Participação em Pequim
Nono lugar

Luciano Corrêa é conhecido por sua raça durante a luta. Mas em Pequim, o campeão mundial ficou devendo a "vontade a mais", que o deixou famoso no circuito mundial. Apático em suas lutas, o brasiliense perdeu logo na estréia para o holandês Henk Grol por ippon. Depois, ainda retornou à repescagem, mas foi superado pelo polonês Przemyslaw Matyaszek também pela pontuação máxima.

Medalhista de ouro do Mundial do Rio, no ano passado, o brasiliense Luciano Corrêa defendia a tradição brasileira nos meio-pesados (- 100 kg). A categoria é a mais vitoriosa do judô do Brasil, com quatro medalhas olímpicas, entre elas a primeira da história da modalidade, o bronze de Chiaki Ishii em 1972, e a primeira de ouro, com Aurélio Miguel em 1988.

Aos 24 anos, Corrêa chegou bem credenciado à China. Apontado pelo técnico da seleção brasileira, Luiz Shinohara, como uma das melhores apostas da equipe, ele era dono, além do ouro de 2007, de uma medalha de bronze no Mundial de 2005 e do bronze no Pan do Rio, no ano passado. Foi também reserva nas Olimpíadas de Atenas, após perder a seletiva para o então medalhista de bronze mundial, Mário Sabino.

Matriculado pela mãe em uma academia aos quatro anos de idade, Corrêa começou a gostar do esporte muito cedo. "Meu pai me levava nos torneio de judô em Brasília, onde eu nasci e morava", explica. Aos 14 anos, ele percebeu que encarava o judô de modo mais sério. Aos 16, foi para Belo Horizonte treinar no Minas, como uma jovem promessa.

"Isso foi no início de 2000. No final de 2001, fiz a seletiva para entrar na seleção sênior do Brasil. Fui de reserva para Atenas e Santo Domingo (Pan de 2003) e desde 2005 sou titular da equipe. Foi uma grande oportunidade vir para Belo Horizonte", conta o judoca, que não se arrepende de ter deixado a vida de brasiliense para trás.

Formado em administração, Luciano faz pós-graduação em recursos humanos. "A conciliação entre o estudo e o esporte é essencial, sem contar a chance de participar do Universíade", declarou na época. Além da administração, o marketing esportivo é um dos alvos do atleta.