Sul-americanos surpreendem na primeira fase do taekwondo em Londres

Carlos Costa

Carlos Costa

  • Felipe Trueba/EFE

    Argentina Carola Malvina Lopez (azul) venceu a favorita marroquina Sanaa Atabrour na primeira fase do taekwondo, categoria até 49 kg feminino

    Argentina Carola Malvina Lopez (azul) venceu a favorita marroquina Sanaa Atabrour na primeira fase do taekwondo, categoria até 49 kg feminino

Com os principais favoritos conseguindo suas classificações para as quartas de final, as principais surpresas do primeiro dia de lutas do Taekwondo nos Jogos Olímpicos de Londres foram sul-americanas.

As categorias disputadas foram as mais leves da modalidade, o feminino até 49 kg e o masculino até 58 kg. Entre as mulheres, a argentina Carola Malvina Lopez Rodriguez, 93ª no ranking mundial, eliminou a marroquina Sanna Atabrour, quinta do ranking e campeã do pré-olímpico africano.

Tecnicamente inferior, a argentina conseguiu neutralizar a marroquina, aproveitando nos instantes finais para marcar um ponto em chute de contra ataque e vencendo por 1 a 0.

"DIOGO SILVA TEM GRANDES CHANCES DE SUPERAR SEU ADVERSÁRIO"

Já no masculino, o colombiano Oscar Muñoz Oviedo, 23º do mundo, venceu o argelino El-Yamine Mokdad, décimo no ranking. Munõz dominou a luta e, se aproveitando de sua estatura, manteve distância e conseguiu acertar um chute no rosto do adversário.

A grande decepção do dia foi a eliminação do dominicano Gabriel Mercedes, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim-2008. Ele foi derrotado pelo iemenita Tameem Mohammed Ahmed Al-Kubati.

Mercedes vencia até o segundo round, mas foi surpreendido pelos contra ataques diretos de Al-Kubati , que após conseguir acertar um chute no rosto, passou a dominar a luta e abriu grande vantagem no terceiro e decisivo round.

Faltando cinco segundos, Mercedes ainda sentiu possivelmente uma lesão no joelho, terminando a luta mancando, quase não conseguindo ficar em pé.

Tivemos três lutas encerradas antes do fim do terceiro round por superioridade técnica, ambas no feminino, com diferença de 12 pontos no placar. A croata Zaninovic venceu Seulki Kang, da República Centro-Africana por 14 a 0 no segundo round . A japonesa Erika Kasahara também não precisou do terceiro round após fazer 12 a 0 na Theresa Tona, de Papua Nova Guiné. Além delas, a tailandesa Chanatip Sonkham venceu a russa Kristina Kim por 13 a 1 antes do fim do terceiro round.

Carlos Costa

Integrou a seleção brasileira de taekwondo por mais de 10 anos, medalha de bronze na Copa do Mundo de 1997 (Egito), medalha de bronze no Ibero-Americano 2003 (Espanha), campeão Pan-Americano em 2000 (Aruba), medalha de bronze nos Pan-Americano em 1997 (Cuba) e 2003 (Republica Dominicana), campeão dos Jogos Sul-Americano 2000 (Rio), campeão Sul-Americano e premio de melhor atleta 1997 (Paraguai), Eneacampeão Brasileiro (recordista) e decacampeão paulista (recordista). Técnico da equipe de Santa Bárbara do O´Este 2010 - 2012, técnico da equipe de Rio Claro 2010 - 2011, técnico da equipe de Americana 2012, diretor da modalidade Taekwondo na UNIP (Universidade Paulista - desde 2010) e organizador de 7 edições do Bad Boy Open de Taekwondo. Também trabalhou nos Jogos Pan-Americano do Rio 2007, Olimpíadas Universitárias 2011 e foi convocado pelo COB para trabalhar nas olimpíadas estudantis 2012.

UOL Cursos Online

Todos os cursos