Espanhol e chinesa confirmam favoritismo e levam o ouro com autoridade em suas categorias

Carlos Costa

Carlos Costa

O primeiro dia do taekwondo em Londres não teve zebras e confirmou o favoritismo dos principais atletas. Pela categoria masculina até 58 kg, Joel Gonzales, da Espanha, venceu com autoridade e ficou com o ouro. No feminino até 49 kg foi ainda mais fácil, a chinesa Jingyu Wu, líder do ranking mundial, passeou e venceu todas as lutas com larga vantagem, inclusive na final.

O espanhol Joel Gonzales chegou a sua primeira medalha olímpica e aumentou a sua galeria de títulos, já que ele é bicampeão mundial e europeu pela categoria até 58 kg. O atleta passou por todas as suas lutas sem muitas dificuldades, e na final superou Daehoon Lee, da Coreia do Sul, por 17 a 8. Isso tudo sabendo que seu adversário também era campeão mundial e que poderia acabar com o sonho de sua conquista olímpica.

Já pela categoria feminina até 49 kg, a chinesa Jingyu Wu levou o ouro para casa com extrema facilidade. Ela passou tranquilamente por todas as suas adversárias, sempre com um placar bastante elástico, inclusive na final, em que venceu a espanhola Brigitte Yague por 8 a 1. Essa superioridade toda pode ser explicada principalmente pela facilidade em que Wu aplicou chutes no rosto de suas adversárias.

Para esta quinta-feira, no segundo dia de competições do taekwondo em Londres, teremos a participação do atleta brasileiro Diogo Silva, na categoria até 68 kg. Ele enfrentará na estreia Dmitriy Kim, do Uzbequistão, com uma boa expectativa para que consiga avançar à luta seguinte. A grande dificuldade para Diogo será o iraniano Mohammad Motamed, que é o atual segundo colocado no ranking mundial, e está no seu lado da chave, podendo cruzar com o brasileiro numa possível semifinal. Mas mantemos a esperança para que o Brasil possa disputar uma repescagem da medalha de bronze.

Carlos Costa

Integrou a seleção brasileira de taekwondo por mais de 10 anos, medalha de bronze na Copa do Mundo de 1997 (Egito), medalha de bronze no Ibero-Americano 2003 (Espanha), campeão Pan-Americano em 2000 (Aruba), medalha de bronze nos Pan-Americano em 1997 (Cuba) e 2003 (Republica Dominicana), campeão dos Jogos Sul-Americano 2000 (Rio), campeão Sul-Americano e premio de melhor atleta 1997 (Paraguai), Eneacampeão Brasileiro (recordista) e decacampeão paulista (recordista). Técnico da equipe de Santa Bárbara do O´Este 2010 - 2012, técnico da equipe de Rio Claro 2010 - 2011, técnico da equipe de Americana 2012, diretor da modalidade Taekwondo na UNIP (Universidade Paulista - desde 2010) e organizador de 7 edições do Bad Boy Open de Taekwondo. Também trabalhou nos Jogos Pan-Americano do Rio 2007, Olimpíadas Universitárias 2011 e foi convocado pelo COB para trabalhar nas olimpíadas estudantis 2012.

UOL Cursos Online

Todos os cursos