* Lista de modalidades com atletas confirmados para as Olimpíadas.
Total: atletas
Titular durante toda a campanha do Brasil nos Jogos Olímpicos, Alex Silva falhou nos dois gols de Aguero, pela semifinal
Alex Silva jogou até na França, pelo Rennes, mas só ficou mais conhecido apenas em 2006, quando chegou ao Morumbi para defender o São Paulo. No clube, o zagueiro fez alguns jogos como titular quando chegou, mas colecionou expulsões consecutivas, o que desagradou bastante o técnico Muricy Ramalho. Em 2007, porém, com a saída de Diego Lugano, ganhou definitivamente a vaga de titular da equipe e se tornou peça importante no esquema tático de Muricy.
O bom desempenho no São Paulo rendeu sua primeira convocação para a seleção brasileira, nas partidas contra Inglaterra e Turquia. A partir de então, passou a ser presença constante nas convocações do técnico Dunga, chegando a participar da equipe que conquistou a Copa América de 2007.
No começo de carreira o jogador conviveu com uma sombra famosa. O jogador, que iniciou na Ponte Preta, é irmão de Luisão, zagueiro da seleção brasileira e atualmente no Benfica. "Não gostaria de ser comparado ao meu irmão. Ele conquistou o espaço dele e quero o meu", afirma.
Apesar da altura, 1,92 m, Alex Silva sabe jogar com a bola no pé. Sua qualidade técnica fez com que o técnico Muricy chegasse, em algumas situações, a improvisar o zagueiro na lateral direita. O atleta também sabe utilizar bem sua estatura e se destaca nas bolas aéreas, tanto na defesa quanto no ataque.
Em 2006, foi campeão brasileiro com o São Paulo, que não conquistava o título nacional havia 15 anos. O jogo da conquista foi o empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, a duas rodadas do fim da competição. Foi a primeira vez que o time tricolor levantou a taça do Brasileiro no Morumbi. Nas edições de 1977, 1986 e 1991, as festas foram longe de casa.
Alex Silva foi titular durante toda a Campanha em Pequim, mas acabou apontado como um dos responsáveis pela eliminação brasileira. O zagueiro grandalhão de 1,92 m não foi capaz de parar o pequeno atacante argentino Aguero na partida contra a Argentina.
Aguero marcou dois gols em cruzamentos e, desta forma, o Brasil se despediu da disputa do ouro. Na seqüência, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Bélgica, a seleção de Dunga levou o ouro.