Diogo Silva vence uzbeque na estreia, vai às quartas no taekwondo e exalta adrenalina

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AFP

    Diogo Silva enfrenta uzbeque e vence sua primeira luta dos Jogos de Londres, no golden score

    Diogo Silva enfrenta uzbeque e vence sua primeira luta dos Jogos de Londres, no golden score

Diogo Silva fez uma boa estreia na categoria até 68 kg do taekwondo em Londres. Diante do uzbeque Dmitriy Kim, o brasileiro venceu na prorrogação, por 3 a 2, e assegurou sua vaga nas quartas de final.

"GOSTO DO GOLDEN POINT"

Prefiro assim, com a adrenalina a mil. O meu psicológico responde bem dessa forma

Diogo Silva, após vencer na "morte súbita"

O brasileiro começou pressionando, mas o primeiro round terminou zerado. No segundo assalto, o brasileiro acertou um contragolpe e abriu 1 a 0, apesar de ter levado advertência por cair fora. Faltando 30 segundos, Kim empatou quando Diogo levou sua segunda punição.

A virada do uzbeque veio nos segundos finais do segundo round, com um ataque de bandal de perna direita. Diogo passou a se movimentar mais no último assalto e, após uma série de ataques, empatou com um chute de perna direita e levou o combate para o ponto de ouro.

Precisando de apenas um ponto para ganhar a luta, Diogo conseguiu acertar o oponente com um chute rodado no contra-ataque depois de apenas 30 segundos da morte súbita e assegurou a classificação.

“A estratégia era sair vencendo, porque ele não é muito de atacar. Ele é mais um contra-atacante. Tinha que prestar atenção no primeiro movimento. A estratégia deu certo”, comentou Diogo, que disse gostar de ganhar no ponto de ouro: “Prefiro assim, com a adrenalina a mil. O meu psicológico responde bem dessa forma”. 

Nas quartas de final, Diogo vai enfrentar Mohammad Abdulidbeh, da Jordânia, terceiro cabeça-de-chave. Diogo é o sexto favorito. “Conheço bem ele, lutamos em 2007 no Pré-Olímpico, e também consegui vencer no ponto de ouro”, recordou o brasileiro. 

A próxima luta de Diogo começa às 12h15 (de Brasília). Caso vença, o brasileiro vai para a semifinal, e se perder cairá para a repescagem e continuará na disputa pelo bronze.

Diogo busca em Londres uma inédita medalha olímpica para sua carreira, depois de uma série de conquistas no ano passado, como a medalha de bronze no U.S. Open e o titulo de campeão mundial militar no Rio. Ele já foi campeão dos Jogos Pan-Americanos, Sul-Americanos, Jogos Mundiais Universitários e Jogos Mundiais Militares.

O principal adversário do brasileiro em Londres deverá ser o “turco louco” Tazegül Servet, campeão mundial e sensação da categoria. Mas Diogo levou sorte no chaveamento e só poderá enfrentar o favorito em uma eventual final.

O brasileiro ficou fora dos últimos Jogos em Pequim, e em Atenas-2004 chegou perto do pódio, mas perdeu a decisão pela medalha de bronze. Nesta edição das Olimpíadas, o taekwondo distribui duas medalhas de bronze, como no judô.

A vitória de Diogo foi a estreia do Brasil no taekwondo nos Jogos de Londres. No feminino, a brasileira Natália Flavigna fará a sua estreia na categoria acima de 67 kg no sábado, às 5h30 (horário de Brasília). 

Brasileiros em Londres - dia 13
Brasileiros em Londres - dia 13

UOL Cursos Online

Todos os cursos