Primeira vez

O nadador Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, ganhou a afeição do público apesar do desempenho muito inferior aos demais, e tornou-se símbolo do "espírito olímpico". Ele caiu nŽágua sozinho nas eliminatórias dos 100 m livre, já que os rivais de sua bateria foram desclassifcados após queimarem a largada. Moussambani demorou 1min52s72 e teve que apelar para o nado "cachorrinho", pois quase se afogou no final. O atleta tinha aprendido a nadar seis meses antes e nunca tinha competido em uma piscina olímpica, pois não havia nenhuma em Guiné.

 

Aposta
 
O norte-americano Harry Haig Prieste, que participou dos Jogos de Antuérpia-1920, subiu no mastro onde estava a bandeira olímpica e a roubou. A intenção era ganhar uma aposta feita com seu amigo, o nadador Duke Kahamanoku. Em 2000, Harry, aos 103 anos, devolveu a bandeira ao Museu Olímpico.
 
Tubarões
 
Preocupada com os possíveis ataques de tubarões na prova da natação do triatlo olímpico, a organização desenvolveu um sistema transmissor de ondas para espantar os tubarões. Durante a prova, mergulhadores escoltaram os participantes com os equipamentos eletrônicos para evitar qualquer acidente.
 
Adeus
 
Três campeões despediram-se com resultados abaixo do esperado. Nos 100 m rasos, Donovan Bailey, do Canadá, caiu nas semifinais; o cubano Javier Sotomayor, favorito ao ouro, levou a prata no salto em altura; o ucraniano do salto com vara, Sergey Bubka, decepcionou em outra competição olímpica.
 
Você sabia?
  • A norte-americana Marla Runyan, com apenas 25% da visão - é considerada cega pela legislação de seu país-, se tornou uma das grandes heroínas de Sydney, ao conseguir se classificar para a final dos 1.500 m. Terminou a prova na oitava colocação.
     
  • A Colômbia terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas entre os países da América do Sul, com sua primeira medalha de ouro, conquistado pela halterofilista Maria Isabel Urrutia (até 75 kg). Sydney marcou a estréia feminina no levantamento de peso.
     
  • Camarões conquistou sua primeira medalha de ouro na história, no esporte mais popular do mundo. Os africanos, donos de um estilo descontraído, surpreenderam os favoritos brasileiros, chilenos e espanhóis no rumo ao topo do pódio no futebol.
     
  • Sydney viu uma das piores competições de atletismo da história olímpica. Apenas seis recordes olímpicos foram quebrados, igualando Londres-1948. Nos 200 m, o grego Konstantinus Kenteris levou o ouro com o pior tempo dos quatro últimos campeões da prova.

Ficha

Países participantes
199
Número de modalidades
28
Número de atletas
10.651 (m: 6.582, f: 4.069)
Participação do Brasil
52º lugar
Data de abertura
15 de Setembro de 2000
Data de encerramento
01 de Outubro de 2000
Cursos Online
UOL Cursos Online
 (Foto: ${mod.chamada.imagem.credito})
 (Foto: ${mod.chamada.imagem.credito})

UOL Cursos Online

Todos os cursos