UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Divulgação
Rodrigo em sua 5ª Olimpíada, mas sem Baloubet

Rodrigo Pessoa

O atleta chegou bem perto de ficar com a medalha de bronze no individual, mas não conseguiu fazer o percurso em menos tempo

Data de nascimento
29/11/1972
Local de nascimento
Paris (FRA)
Residência
Bruxelas (BEL)
Peso e altura
60 kg / 1,77 m
Prova
Salto
Participação em Pequim
5º no individual/ 10º por equipes

Assim como há quatro anos, nas Olimpíadas de Atenas, Rodrigo Pessoa foi o cavaleiro brasileiro mais bem colocado. Porém, dessa vez, ele não conseguiu medalha. Ouro na Grécia, Pessoa ficou com a quinta posição nos Jogos Olímpicos de Pequim, perdendo a disputa pelo bronze no desempate da prova individual dos saltos.

Medalhista por equipe nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000, o cavaleiro não teve a chance de disputar um lugar no pódio nas Olimpíadas da China. Tudo porque o cavalo de Doda, um dos integrantes da equipe brasileira, se machucou antes dos Jogos. E o de Bernardo Alves, outro membro, foi flagrado no exame antidoping antes da final, ficando fora da disputa.

Mesmo com todos os problemas, Rodrigo Pessoa se disse feliz com o seu desempenho e o de seu cavalo. "O Rufus fez uma ótima Olimpíada, o quinto lugar foi um bom resultado sim. Ele é muito novo, só tem 10 anos e com certeza poderá participar de mais uma edição dos Jogos", comentou.

Rodrigo Pessoa nasceu e cresceu em meio a cavalos, troféus, quadros e fotografias relacionadas ao esporte hípico. Seu pai, Nelson Pessoa, o Neco, já era o maior nome do hipismo brasileiro quando o filho nasceu em 1972, em Paris, França. Nada mais natural, portanto, que aquele menino, desde a mais tenra idade, se interessasse pelos cavalos.

Daquele garoto entusiasmado pelos animais, gradualmente forjou-se um competidor que logo aos 9 anos de idade competia com pôneis e aos 16 já disputava importantes Grandes Prêmios na Europa.

A estréia olímpica foi em Barcelona-92. Na condição de cavaleiro mais jovem da modalidade hipismo, com 19 anos, terminou a competição em nono, montando Special Envoy.

Os cavalos, inclusive, têm sido parte fundamental da vida da família Pessoa. Neco é conhecido como “Mago” no hipismo mundial por transformar animais com pouca reputação em destaques nas competições internacionais. Pai e filho são proprietários de um conceituado centro de treinamento na Bélgica, onde a família também cria os animais que mais tarde disputarão as importantes provas do hipismo mundial.

Foi com um desses cavalos, o excepcional Baloubet Du Rouet, que Rodrigo Pessoa conquistaria a medalha de ouro no salto individual em Atenas-04, após a confirmação de doping do cavalo do irlandês Cian O’Connor. O feito colocou Rodrigo definitivamente na seleta galeria dos maiores cavaleiros brasileiros da história, da qual seu pai, Neco, já fazia parte.

A medalha nos Jogos de Atenas-04 representou a redenção para o cavalo e seu ginete, que quatro anos antes haviam perdido o ouro na condição de francos favoritos. Sydney-2000 ficou marcado pelos refugos de Baloubet na final do salto individual, enquanto Rodrigo executava o percurso sem nenhuma falta. A consolação em Sydney foi a conquista da medalha de bronze por equipes, feito que o Brasil havia alcançado também em Atlanta-96.