UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Divulgação
Veniss foi o último convocado da equipe de salto

Pedro Veniss

Em Pequim, Pedro Veniss foi deixado na mão pelo seu cavalo, que o derrubou e tirou as chances de medalha do Brasil por equipe.

Data de nascimento
06/01/1983
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
Ecaussinnes, Bélgica
Peso e altura
63 kg / 1,80 m
Prova
Salto
Participação em Pequim
10º por equipes/Eliminado no individual

Uma infelicidade, ainda nas eliminatórias do salto, fez com que o brasileiro Pedro Veniss acabasse com as esperanças do Brasil em alcançar uma posição entre os finalistas da prova por equipes do hipismo nos Jogos Olímpicos de Pequim. Un Blanc de Blancs, cavalo de Veniss, teve problemas após saltar um obstáculo e derrubou o cavaleiro na segunda rodada das provas de saltos.

Veniss era reserva da equipe brasileira em Pequim até a contusão do cavalo de Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, que era apontado como um dos favoritos à medalha na categoria individual. Medalhista por equipe nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000, o Brasil ficou sem chances de brigar por medalhas em Pequim.

Como a maior parte dos integrantes da equipe brasileira no hipismo, o interesse de Pedro Veniss pelo esporte começou ainda na infância, por influência da família já envolvida com os cavalos. “Minha família é do hipismo. Comecei a montar principalmente com meu tio, Caio César, quando tinha uns quatro, cinco anos”, lembra o cavaleiro.

Quando ainda estava na adolescência, o ginete paulista já tinha certeza que queria levar a sério o esporte e aos 15 anos se profissionalizou. Em busca de aperfeiçoamento, Veniss parte para a Europa onde, atualmente, treina com outros cavaleiros brasileiros no centro de treinamentos de Nelson “Neco” Pessoa, na Bélgica.

Convocado para a equipe de salto de hipismo para o Pan do Rio de Janeiro, o cavaleiro teve uma bela atuação no evento. Além do ouro por equipes ao lado de Bernardo Alves, César Almeida e Rodrigo Pessoa, Veniss terminou a competição individual em 5º lugar. Ele liderava a prova até o final quando cometeu um erro e acabou perdendo o lugar no pódio.

O ginete paulista foi o último a ser integrado à equipe de salto, conquistando sua vaga a pouco mais de duas semanas do início dos Jogos, quando o conjunto formado com o cavalo Un Blanc des Blancs fez um percurso sem faltas no Grand Prix de CS Falsterboo.

A vaga marca a recuperação do animal que sofreu uma lesão e ficou cerca de quatro meses sem competir. “Fiquei super contente por ter conquistado a vaga e por poder mostrar que o Un Blanc des Blancs está em condições de ajudar os meus companheiros em Hong Kong. “Estou extremamente motivado a ajudar a equipe do Brasil a trazer mais uma medalha”, declarou Veniss.

Para o cavaleiro, as expectativas para Pequim-2008 vão além da euforia de estar presente em seus primeiros Jogos Olímpicos. “Estou extremamente motivado a ajudar a equipe do Brasil a trazer mais uma medalha", declarou o ginete.