UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Caren Firouz/Reuters
A amazona só participou da prova individual

Luiza Almeida

Uma das mais novas da delegação brasileira, Luiza Almeida foi a melhor brasileira na prova do adestramento

Data de nascimento
07/09/1991
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
55 kg / 1,68 m
Prova
Adestramento
Participação em Pequim
40º

Na tumultuada participação do adestramento brasileiro nos Jogos de Pequim, Luiza Almeida teve a melhor colocação. A 40ª colocação na competição individual deixou a amazona em destaque na equipe nacional, mesmo ficando fora dos 25 que foram à final.

O resultado poderia ser ainda melhor dos brasileiros em Hong Kong, local das provas de hipismo das Olimpíadas. Parceiro de Luiza nos treinamentos, Rogério Clementino teve problemaas com seu cavalo no exame veterinário e foi cortado. A saída do conjunto tirou todo o time da prova por seleções dos Jogos.

A carreira da amazona Luiza Almeida foi meteórica até a classificação para as Olimpíadas. Há apenas quatro anos no adestramento, ela já conseguiu a vaga e pode ser a mais nova de toda a delegação brasileira.

Jovem atleta, com apenas 16 anos, ela foi uma aposta do técnico sueco Eric Lette, que a convocou para a seleção do adestramento na época dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Do grupo, saíram três conjuntos que iriam para disputa no Rio. No final, o treinador estrangeiro preferiu chamar Pia Aragão, Renata Rabello e Jorge Rocha.

Este último, aos 61 anos, desistiu dos Jogos do Rio depois de uma súbita intoxicação alimentar um dia antes da competição. Reserva da seleção, Luiza foi logo escalada para o posto e se tornou a mais jovem integrante de toda a delegação brasileira. A medalha de bronze por equipes caiu no colo.

Logo depois, ela embarcou para Europa justamente com foco para as Olimpíadas. Foi morar sozinha em Düsseldorf, na Alemanha, para treinar com seu técnico belga.

O aprimoramento no exterior só confirmou o talento precoce. "A gente [família] tem uma fazenda no interior, então, eu monto desde os dois anos. Quando eu tinha uns seis anos, eu comecei no salto. Há uns quatro anos comecei no adestramento para corrigir meu posicionamento do salto. Comecei a ter mais resultados no adestramento e acabei gostando", explicou.

Para chegar às Olimpíadas, porém, ela teve que confirmar o índice superior a 64% em duas das quatro seletivas. Com o cavalo Samba, a amazona garantiu o passaporte para a China no dia 8 de maio.

"O Samba [cavalo] tem nove anos. É um cavalo novo para o adestramento. Ele tem, como eu, a idade mínima para disputar os Jogos", disse a amazona, que voltou a Europa após a conquista da vaga.