UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Hipismo

Divulgação
Camila Mazza participou de sua 1ª Olimpíada

Camila Mazza

“Não era nem para eu estar na final. Terminar entre os 10 melhores na minha estréia em Jogos Olímpicos foi inesquecível”

Data de nascimento
07/12/1977
Local de nascimento
São Paulo (SP)
Residência
São Paulo (SP)
Peso e altura
65 kg / 1,73 m
Prova
Salto
Participação em Pequim
10ºpor equipes/10º no individual

Se houve surpresa no hipismo em Pequim, Camila Mazza foi uma delas. A brasileira chegou à sua primeira Olimpíada sem muitas convicções que alcançaria uma final na modalidade. A amazona chegou a ficar fora da final, mas com a eliminação de três cavaleiros se classificou e terminou acompetição em décimo.

Mesmo cometendo duas faltas na decisão, que lhe tirou as chances de pódio, Camila Mazza se mostrou contente com seu desempenho nos Jogos. "Estou muito feliz, não era nem para eu estar aqui nesta final. O Bonito foi maravilhoso, ele competiu de igual para igual com grandes conjuntos. Terminamos entre os 10 melhores na minha estréia em Jogos Olímpicos e isso foi inesquecível", comemorou.

A amazona paulistana começou no hipismo quando tinha apenas seis anos de idade. Apaixonada por animais, foi levada pela avó materna até o Clube Hípico Santo Amaro, em São Paulo, onde teve as primeiras noções de montaria. Classificada pela primeira vez para uma Olimpíada, Camila aparenta calma pelo fato de disputar uma competição de alto nível mundial ao lado de seus grandes ídolos no hipismo, Rodrigo Pessoa, Doda e Bernardo Alves, além do técnico da equipe brasileira, Nelson Pessoa.

Em 2007, a amazona brasileira atravessou um período complicado em sua carreira, devido à doença de seu castrado, Bonito Z, com o qual competiu nas Olimpíadas. O animal sofreu com uma doença que afetou seu sistema motor e ficou quase um ano sem saltar.

“O cavalo está recuperado desde que retornou às competições. Aqui na Europa eu ainda tive a sorte de fazer uma ótima programação, onde participei de concursos programados, coisa que eu não teria chance de fazer se ficasse no Brasil”, explicou Camila antes de competir em Pequim.

Para ter a chance de participar de concursos internacionais de hipismo, o atleta que mora no Brasil deve estar bem colocado no ranking da Federação Eqüestre Internacional, porém, em 2008, apenas o Grande Prêmio de Porto Alegre contou pontos para este ranking.

Sobre a expectativa antes da competição olímpica, Camila também se mostra bem centrada. “Estar na equipe brasileira de hipismo que disputará uma Olimpíada vai acrescentar muita coisa para o resto da minha vida. Tenho que estar com a cabeça tranqüila”, finalizou.