Zanetti chega ao Brasil com ouro na bagagem, tumulto no aeroporto e pensamento já em 2016
Do UOL, em São Paulo
-
Lucas Dantas/Futura Press/AE
Arthur Zanetti é recebido com festa e tumulto no retorno ao Brasil após ganhar o ouro na ginástica artística
O ginasta Arthur Zanetti, medalha de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres, desembarcou na manhã desta quinta-feira em São Paulo. Sua chegada causou tumulto no aeroporto internacional de Guarulhos, e provocou espanto no ginasta, que não esperava tanta gente no local para recepcioná-lo.
LEIA MAIS SOBRE ARTHUR ZANETTI
- Técnico de chinês derrotado por Zanetti diz em comunicado que ouro brasileiro foi um roubo
- Análise: Medalha de ouro de Arthur não foi por acaso: nível competitivo e estrutura precisam estar presente
- Campeão da ginástica descarta exibicionismo com o ouro e prefere deixar medalha no bolso
- Zanetti rebate pressão para ciclo de 2016 e diz que não terá férias na volta ao Brasil
O desembarque do campeão foi marcado pela aglomeração de pessoas na área do desembarque internacional, que ficou lotado de jornalistas, familiares, curiosos e fãs que quiseram conferir a medalha inédita conquistada por Zanetti. Recebido com faixas de apoio carregadas por amigos e familiares, Zanetti teve a companhia de seguranças durante seu desembarque.
De lá, Zanetti seguiu para um hotel onde concedeu entrevista coletiva, ao lado do técnico Marcos Goto. Apesar da recente conquista, a comemoração pelo ouro em Londres não deve se estender por muito tempo. O ginasta brasileiro deve voltar a treinar nesta semana, já com o pensamento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: "A partir do momento que eu começar a treinar de novo, já vai ser pensando em 2016".
Em relação ao apoio que recebeu durante a preparação até chegar ao lugar mais alto do pódio, Arthur Zanetti citou como essenciais o incentivo da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o patrocínio da Caixa. "Meu pai só fabricava meus equipamentos quando eu estava iniciando. Para chegar ao pódio, é preciso disputar Mundial e Copa do Mundo. Não teria conseguido sem esse incentivo".
Ao lado de Zanetti, o técnico Marcos Goto também participou da entrevista coletiva. E não faltou resposta ao técnico Huang Yubin, treinador do chinês Yibing Chen, não se contentou com a prata e acusou o brasileiro de ter comprado os juízes para o resultado favorável.
“É simples, é só fazer as contas. Ele ganhou medalha em todas as etapas da Copa do Mundo, e já vinha mostrando para o mundo da ginástica o seu desempenho. Não foi só na final. Nao quero polemizar, até porque não vi o documento em que o técnico fala isso. É um momento de comemoração, e isso não incomoda”, disse o treinador.
Agora, o campeão Arthur Zanetti deverá continuar a comemoração com uma carreata na sua cidade, em São Caetano do Sul.