Zanetti rebate pressão para ciclo de 2016 e diz que não terá férias na volta ao Brasil

Bruno Freitas

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Flávio Florido/UOL

    Arthur Zanetti comemora medalha de ouro nas argolas nos Jogos de Londres

    Arthur Zanetti comemora medalha de ouro nas argolas nos Jogos de Londres

Campeão olímpico na prova das argolas da ginástica artística, o brasileiro Arthur Zanetti ainda vive o êxtase provocado pela medalha de ouro em Londres, apesar de seu perfil de discrição. O jovem de 22 anos concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira e afirmou que “a ficha ainda não caiu” sobre a conquista. No entanto, já consegue projetar lidar com pressão para o ciclo de 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro.

Zanetti declarou que não pensa em descansar na volta ao Brasil, em razão do calendário de competições locais até o final do ano. O campeão olímpico, no entanto, disse que espera não entrar num modelo de pressão nacional para a repetição do feito daqui a quatro anos.

“O objetivo é levar uma equipe completa em 2016. Com mais atletas, as chances de chegar em finais e de conseguir medalhas vai aumentando”, declarou Zanetti.

“Mas não vou querer defender, quero vir para 2016 para fazer o meu melhor. Se passar para a final, quero fazer a minha parte. A medalha vai ser uma consequência”, acrescentou o ginasta de São Caetano do Sul.

O técnico de Zanetti também manifestou a expectativa de que o trabalho para o Rio de Janeiro não comece com padrões de pressão no país, em experiência que ginastas como Daiane dos Santos e Diego Hypólito já vivenciaram.

“A gente sabe que vai lidar com uma pressão muito grande para 2016, ficamos em 10º no masculino [individual geral, com Sérgio Sasaki]. Mas o Arhtur não precisa provar mais nada para ninguém”, manifestou Marcos Goto.

Na conversa desta terça, o medalhista de ouro relatou ainda o momento na adolescência em que pensou em deixar a ginástica. “Pensei em parar, entre os 14 e 15 anos, na passagem do infantil para o juvenil. Mas é uma fase passageira, todo ginasta passa. Tive uma lesão no ombro e consegui voltar mais forte fisicamente e psicologicamente”, contou.

O brasileiro Arthur Zanetti conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Londres na última segunda-feira, com o desempenho de 15.900 pontos na apresentação final, derrubando o favoritismo do chinês Yibing Chen. O ginasta do país havia registrado uma pontuação mais baixa na etapa eliminatória (15.616) e admitiu que guardou o melhor de seu repertório para a decisão.

Antes do ouro em Londres, Zanetti tinha como resultados mais expressivos da carreira a quarta colocação no Mundial de 2009, também na arena de North Greenwich em Londres, e o segundo lugar no Mundial do Japão em 2011.

UOL Cursos Online

Todos os cursos