Técnico de chinês derrotado por Zanetti diz em comunicado que ouro brasileiro foi um roubo

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Mike Blake

    Campeão Arthur Zanetti cumprimenta o chinês Yibing Chen, que ficou com a prata nas argolas

    Campeão Arthur Zanetti cumprimenta o chinês Yibing Chen, que ficou com a prata nas argolas

A medalha de prata conquistada por Chen Yibing na final de argolas da última segunda-feira não foi bem recebida pela comissão técnica da China. Huang Yubin, principal treinador da equipe, divulgou comunicado oficial na última terça atacando o comportamento dos juízes, questionando o ouro do brasileiro Arthur Zanetti e dizendo que seu atleta foi “roubado”.

Pai "Professor Pardal" e pega-pega marcam caminho de Zanetti

  • Arte UOL

“Eu só posso dizer que esta medalha não foi conquistada de maneira honrosa pelo Brasil. Eu só posso dizer que 6 de agosto de 2012 é uma noite obscura na história da ginástica”, escreveu Yubin em texto enviado para a principal agência de notícias da China. “Como o grande líder da seleção chinesa de ginástica, Chen Yibing apresentou ao mundo a série mais perfeita de sua vida nessas finais, mas não recebeu o título que merecia”.

No texto, o técnico chinês não economiza palavras e acusa os árbitros da prova de terem beneficiado propositalmente Zanetti. Para Yubin, a nota de Chen Yibing foi menor do que ele merecia e todos os outros atletas também tiveram suas pontuações diminuídas para que a vitória ficasse com Zanetti, que ele diz ter feito uma apresentação “falha”.

“Quando eu vi que Chen Yibing havia tirado apenas 15,800, eu senti um mau pressentimento, porque a pontuação dele estava muito abaixo do que ele havia apresentado. Depois, todas as notas foram diminuídas, restando apenas o atleta brasileiro para superá-las. Pareceu que se o atleta brasileiro não caísse, o ouro seria dele. Eu não esperava isso. Roubaram o ouro de Chen Yibing!”, exclamou o treinador.

Usando sempre um tom dramático, falando em “noite obscura”, “injustiça”, “indignação”, Huang Yubin diz que se os juízes não ficarem preocupados com o que fizeram, serão como ladrões. E encerra em tom profético, avisando que daqui a alguns anos, Yibing será lembrado como um ginasta perfeito, diferentemente de Zanetti.

“A história não pode ser modificada, e a derrota permanecerá no coração. O que me deixa feliz nessa história é que Chen Yibing, tanto dentro quanto fora da área de competição, mostrou o espírito de um verdadeiro ginasta chinês. Quero dizer que hoje ele é o líder perfeito da nossa equipe. Para mim, por muito tempo no futuro, quando houver provas de argolas em competições internacionais, todos os ginastas terão duas imagens na cabeça. Uma da perfeição de Chen Yibing, e outra da apresentação de hoje do brasileiro”.

Por fim, o treinador exime de culpa a organização dos Jogos de Londres, mas pede que a situação seja julgada pelas entidades máximas do esporte.

“Quando questionamentos e discordâncias acontecem nas competições, todos os atletas, técnicos e juízes devem ter um padrão de arbitragem. Quando os atletas cometeram erros, eles foram penalizados, e os resultados sempre foram alterados. Agora, quando a ginástica tem um resultado tão injusto, o COI, a FIG e as organizações associadas também não deveriam investigar os juízes e os resultados?”, completou. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos