Oscar, Neymar e Damião participam de 93,3% dos gols e fazem Mano barrar Pato e Hulk

Carlos Padeiro

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Mowa Sports

    Neymar comemora gol com Leandro Damião: dupla de ataque passou a funcionar

    Neymar comemora gol com Leandro Damião: dupla de ataque passou a funcionar

O trio ofensivo formado por Oscar, Neymar e Leandro Damião é responsável por 14 dos 15 gols que a seleção brasileira marcou nos Jogos Olímpicos. Com assistências ou finalizações, as três revelações que chegaram à seleção porque se destacaram em clubes brasileiros colocaram Hulk e Alexandre Pato, dois astros do futebol europeu, no banco de reservas.

O único gol que não teve assistência ou conclusão de Oscar, Neymar ou Damião foi o terceiro na vitória por 3 a 0 sobre a Nova Zelândia – Marcelo cruzou na área e Sandro concluiu. Portanto, eles participaram de 93,3% dos gols da equipe.

O centroavante do Internacional é o artilheiro da Olimpíada, com seis gols. Contribuiu também com uma assistência para o gol de Danilo, contra os neozelandeses. O atacante santista balançou as redes três vezes e deu quatro passes para gol. Já o meia, que recentemente trocou o Inter pelo Chelsea, marcou um gol e contabiliza três assistências.

“Quando dou um passe fico tão feliz quanto quando faça um gol e quero que meu companheiro [Damião] seja o artilheiro", comentou Neymar, após o triunfo por 3 a 0 sobre a Coreia do Sul, na semifinal.

Hulk, atacante valorizado no Porto, e Pato, no Milan desde 2007, não acompanharam o ritmo de Oscar, Neymar e Damião e acabaram no banco.

Hulk foi titular até as quartas de final, porém apresentou uma queda de desempenho, não anotou nenhum gol e, apesar de ser um dos três atletas acima de 23 anos, perdeu a posição para Alex Sandro na semi.

Mano Menezes justificou como uma opção tática. “Foi em função dos problemas que tivemos no último jogo, quando ficamos com uma linha de ataque definida com três jogadores fixos, e isso facilitou a marcação de Honduras. Então queríamos uma versatilidade maior.”

“Acho que o Hulk tem sido muito importante, é respeitado e deu mais status para essa seleção abaixo de 23 anos, mas isso não quer dizer que ele não possa sair do time”, completou.

RAIO-X DOS GOLS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA OLIMPÍADA

Brasil 3 x 2 Egito 1º- Passe de Oscar, gol de Rafael
2º- Passe de Oscar, gol de Damião
3º Passe de Hulk, gol de Neymar
Brasil 3 x 1 Belarus 1º- Passe de Neymar, gol de Alexandre Pato
2º- Gol de falta de Neymar
3º- Passe de Neymar, gol de Oscar
Brasil 3 x 0 Nova Zelândia 1º- Passe de Damião, gol de Danilo
2º- Passe de Alex Sandro, gol de Damião
3º- Passe de Marcelo, gol de Sandro
Brasil 3 x 2 Honduras 1º- Passe de Hulk, gol de Damião
2º- Damião sofre pênalti e Neymar converte
3º- Passe de Neymar, gol de Damião
Brasil 3 x 0 Coreia do Sul 1º- Passe de Oscar, gol de Rômulo
2º- Passe de Neymar, gol de Damião
3º- Oscar tenta o passe para Neymar e a bola sobra para Damião

UOL Cursos Online

Todos os cursos