#SemanaOlímpica Acidentes com atletas brasileiros assustam. E a Fifa também
1 - #Critérioassustador
O torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de 2016 poderia reunir nomes como Lionel Messi (Argentina), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Neymar (Brasil). Só esqueceram de combinar com a Fifa, entidade que comanda a modalidade em nível mundial. Na sexta-feira (25), a instituição avisou que a competição no Rio não será parte do calendário dela. Portanto, clubes não serão obrigados a liberar seus principais atletas.
2 - #NãoPreocupa
A semana teve dois grandes sustos envolvendo atletas brasileiros. A ciclista Erika Gramiscelli, que ainda briga por vaga na Rio-2016, foi atropelada por um ônibus em Betim-MG, mas sofreu apenas escoriações e luxações. O canoísta Isaquias Queiroz, campeão mundial da categoria C-2 1000, teve ainda mais sorte. Ele dormiu no volante na BR-101 e capotou o carro a cerca de dez quilômetros de Ubaitaba-BA, mas ninguém se machucou.
3 - #Preocupa
Em compensação, a ginástica artística do Brasil ganhou um motivo para se preocupar. Sergio Sasaki, principal atleta generalista do país e sétimo colocado no último Mundial, não vai disputar a competição da modalidade neste ano. Ele ainda se recupera de uma cirurgia no ombro direito e criou um grande problema para o time que precisa ficar entre os oito primeiros se quiser assegurar vaga nos Jogos Olímpicos de 2016.
4- #DeOlhoEm2016
Medalhista de bronze em Londres-2012, a boxeadora Adriana Araújo resolveu trocar Salvador por São Paulo para a fase final de preparação para a próxima temporada. Ela ainda busca vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Jefferson Sabino, brasileiro do salto triplo, também está de olho nos treinos:
5- #VerdadesOlímpicas
A semana da jogadora de vôlei Sheilla começou com posts na rede social Twitter sobre dedicação aos treinos:
O dia começou cedinho por aqui! É muito trabalho em busca de um novo sonho! #foco #determinacao #muitosuor #Rio2016 pic.twitter.com/
— Fabiana Claudino (@FabianaClaudino) September 22, 2015
No fim da semana, porém, as atenções da oposto foram divididas. Ela não escondeu a ansiedade com o último capítulo da novela global "Verdades Secretas", encerrada na sexta-feira (25):
Vou ficar com raiva da Cora se ela tiver se matado!!! #VerdadesSecretas pic.twitter.com/
— Sheilla Castro (@sheillacastro) September 25, 2015
6- #TrapalhadaDaSemana
Encerrado na última terça-feira (22), o evento-teste do tiro com arco para os Jogos Olímpicos de 2016 foi marcado por uma história inusitada. Campeão olímpico, o sul-coreano Jin Hyek Oh errou ao preencher a súmula da segunda apresentação e fez com a equipe fosse eliminada. O Brasil foi o principal beneficiado pela rasura e avançou às semifinais.
Ainda não é carnaval mas já teve nota 10 lá no Sambódromo! #TiroComArco #eventoteste http://t.co/omjSeCrtsq pic.twitter.com/
— Aquece Rio (@AqueceRio) September 23, 2015
7 - #Passaporte
A lista de times que estarão na Rio-2016 ganhou mais dois nomes. A seleção dos Estados Unidos, que conquistou a Copa do Mundo disputada no Japão, e a Itália, que ficou com o vice, vão disputar o vôlei masculino na próxima edição dos Jogos Olímpicos.
Entre os brasileiros, a CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) definiu quatro dos nove atletas que vão representar o país nos Jogos Olímpicos de 2016. Renato Portela e Daniela Carraro competirão no skeet, e Roberto Schmits e Janice Teixeira disputarão a fossa olímpica.
8 - #Molecagem
Foi apenas para um banho de piscina, mas moradores de comunidades próximas invadiram no último fim de semana o Parque Olímpico de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A maioria do grupo era formada por crianças, e as pessoas aproveitaram para nadar na piscina que receberá a canoagem slalom em 2016. A Polícia Militar foi chamada e conteve o grupo.
9 - #DeuNoUOL
Os Jogos Olímpicos de 2016 podem contribuir para um rombo nos cofres públicos do Rio de Janeiro. A EOM (Empresa Olímpica Municipal) alugou em 2012 dois terrenos do fundo de pensão dos servidores do Rio de Janeiro. Um deles foi cedido ao Comitê Organizador da Rio-2016, que construiu ali sua sede. No entanto, a EOM não tem pago o aluguel de R$ 960 mil mensais pelos espaços e já soma pelo menos R$ 48 milhões de déficit.
10 - #Manual
Governo federal lança manual de planejamento do setor aéreo para os Jogos #Rio2016. http://t.co/csuRNT4f1P pic.twitter.com/
— Brasil 2016 (@Brasil2016) September 23, 2015