Vídeos

Campeã do Europeu de basquete, Espanha terá equipe completa nos Jogos 2016

REUTERS/Benoit Tessier
Pau Gasol liderou a Espanha na campanha do título europeu imagem: REUTERS/Benoit Tessier

Do UOL, em São Paulo

Campeão europeia de basquete, a seleção da Espanha terá reforços importantes para a disputa dos Jogos 2016. Segundo o jornal espanhol Marca, Pau gasol terá a companhia de Navarro, Ricky Rubio, Calderón e Ibaka, além do irmão Marc Gasol.

Na última semana, a Espanha mostrou que é uma das favoritas ao título olímpico de basquete masculino, mesmo bastante desfalcada. O time liderado por Pau Gasol venceu a Lituânia por 80 a 63 e faturou o Campeonato Europeu.

Na ocasião, Navarro, Ricky Rubio, Calderón e Ibaka não puderam entrar em quadra por conta de problemas físicos. Marc Gasol, por sua vez, foi poupado pelo técnico Sergio Scariolo.

Na final do Europeu, Pau Gasol anotou 25 pontos e pegou 12 rebotes, chegando ao duplo-duplo -- o pivô da NBA foi o cestinha da final e o maior pontuador do torneio, com média de quase 26 pontos por jogo. Na semifinal, contra a França, na vitória que carimbou o passaporte para a Rio-16, Pau fez nada menos que 40 dos 80 pontos dos espanhóis.

Após o título europeu, o pivô de 35 anos confirmou que virá para a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. "Eu vou jogar os Jogos Olímpicos tentando ganhar uma medalha", afirmou Gasol.

No Rio, a Espanha tentará, enfim, conquistar a medalha de ouro. Nas últimas duas edições, em Londres-2012 e Pequim-2008, a seleção perdeu a final para os Estados Unidos. O fato já havia ocorrido nos Jogos de 1984, em Los Angeles.

Topo