Larisa Latynina (União Soviética)

Nascida em 1934, na pequena cidade de Kherson, na Ucrânia, que então fazia parte da União Soviética, a ginasta Larisa Latynina ganhou seis medalhas nos Jogos de Tóquio. Foram dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Em toda sua carreira, ela conquistou 18 medalhas olímpicas. Larysa ainda faz parte de um grupo exclusivo: o de atletas donos de nove medalhas de ouro, que tem apenas mais três membros, o finlandês Paavo Nurmi e os norte-americanos Mark Spitz e Carl Lewis. Michael Phelps (EUA) é o líder isolado, com 14 ouros.
 
A recordista de medalhas
 
Em Melbourne-1956, Larysa, com 21 anos, travou uma sensacional disputa com a húngara Agnes Keleti. A soviética ficou com o ouro nos exercícios combinados ao terminar em primeiro lugar no salto sobre o cavalo, em segundo nas barras assimétricas e no solo e em quarto na trave.
 
Nos Jogos de Roma, em 1960, Larysa repetiu seu título no individual geral e ganhou outra medalha de ouro na disputa por equipes. A ginasta venceu também no solo e conquistou a prata nas barras assimétricas e na trave, além do bronze no salto.
 
Em 1964, em Tóquio, encerrou sua carreira olímpica vencendo pela terceira vez a prova por equipes e, individualmente, conquistando a prata no individual geral. Larysa foi também vice-campeã no salto, bronze nas barras assimétricas e na trave e, pela terceira vez consecutiva, campeã olímpica no solo.
 
Em Mundiais, Larysa Latynina ganhou oito medalhas de ouro (1958 e 1962), quatro de prata (1958, 1962 e 1966) e uma de bronze (1962).
 
Poucos meses após sua aposentadoria do cenário internacional, Larysa virou treinadora da equipe soviética, em uma época em que a ginástica feminina estava mudando drasticamente, deixando uma interpretação clássica (lenta, quase como uma dança) para o esporte rápido e dinâmico, disputado atualmente.
 
Como técnica, preparou ginastas como Nelli Kim e Olga Korbut, levando-as ao topo da modalidade. Ao todo, dedicou 36 anos de sua vida à ginástica. É casada com Yuri Feldnon, um ex-campeão soviético de ciclismo.
 
Outros destaques
 
  • Joe Frazier (EUA)
    Aos 20 anos, o boxeador seguiu os passos de Muhammad Ali e conquistou o título olímpico. Como profissional, em 1968, tornou-se o primeiro norte-americano campeão mundial e olímpicos dos pesados (Muhammad Ali venceu a Olimpíada nos meio-pesados). Joe Frazier morreu em 7 de novembro de 2011, de câncer no fígado.
     
  • Donald Schollander (EUA)
    Aos 18 anos, o norte-americano Donald Schollander tornou-se um dos primeiros grandes fenômenos da natação mundial. Nos Jogos de Tóquio-1964, conquistou nada menos que quatro medalhas de ouro, sendo o primeiro atleta do mundo a alcançar tal façanha em sua modalidade.

Ficha

Países participantes
93
Número de modalidades
21
Número de atletas
5.151 (4.473 homens, 678 mulheres)
Participação do Brasil
35º lugar
Data de abertura
10 de Outubro de 1964
Data de encerramento
24 de Outubro de 1964
Cursos Online
UOL Cursos Online

Pôster e medalha

Reprodução Já conhece os do México-1968? Veja

UOL Cursos Online

Todos os cursos