Noivos de ouro

O badminton fez sua estreia no programa olímpico nos Jogos de Barcelona-1992. As primeiras medalhas de ouro das provas individuais masculina e feminina da modalidade foram para um casal de noivos indonésios. Allan Budi Kusuna e Susi Susanti subiram ao degrau mais alto do pódio no mesmo dia, com uma diferença de apenas duas horas. No torneio masculino de simples, a Indonésia dominou as três primeiras posições. Susi Susanti, que impressionou pelo rosto delicado e as pernas musculosas, recebeu o ouro das mãos do presidente do COI, Juan Samaranch.

União de raças
 
Na prova feminina dos 10.000 m, a etíope Derartu Tulu tornou-se, aos 23 anos, a primeira mulher negra da África a ganhar uma medalha de ouro olímpica. Ao finalizar a prova em primeiro lugar, ela esperou pela segunda colocada, a branca Elana Meyer, da África do Sul, para dar a volta olímpica de mãos dadas.
 
Vento vilão
 
O ucraniano Sergei Bubka, 30 vezes recordista mundial no salto com vara, não superou a marca dos 5,70 m nas primeiras tentativas. Bubka decidiu trocar sua vara por uma mais flexível, mas, quando corria para a última chance, o vento lhe pregou uma peça, e o salto foi desastroso.
 
Heroína malvista
 
A argelina Hassiba Boulmerka levou o ouro na prova dos 1.500 m do atletismo, com o tempo de 3min55s30. Na volta à Argélia, foi tratada como heroína, mas fortemente criticada por uma facção de fundamentalistas islâmicos, que a condenou por correr na frente de homens.
 
Você sabia?
 
  • A grega Paraskevi Patoulidou ganhou os 100 m com barreiras graças à queda da norte-americana Gail Devers e ao abandono por lesão da russa Lyudmila Narozhilenko, as duas favoritas. Assim, Patoulidou foi a primeira grega a ganhar uma medalha de ouro olímpica no atletismo.
     
  • No jogo de vôlei entre Estados Unidos e Japão, os japoneses estavam a um ponto da vitória quando o árbitro mostrou cartão amarelo a Bob Samuelson, dos EUA. Por ser o segundo cartão, Samuelson foi expulso, o que valeria um ponto ao Japão. Mas os juizes continuaram a partida e os EUA ganharam. O Japão protestou e conseguiu inverter o resultado da partida. Como gesto de solidariedade, a equipe norte-americana raspou a cabeça para ficar igual ao careca Samuelson.
     
  • A mascote dos Jogos de Barcelona foi o cachorrinho Cobi, desenhado pelo artista plástico Javier Mariscal.
     
  • O boxe foi dominado pelos cubanos em Barcelona. Os pugilistas da terra de Fidel Castro ganharam sete medalhas de ouro das 12 em disputa, além de duas de prata. Os Estados Unidos conseguiram apenas três pódios, pior resultado de sua história.
     
  • Em 1989, a Federação Internacional de Basquete permitiu a participação de jogadores profissionais nos Jogos Olímpicos. Isso possibilitou aos Estados Unidos montar uma equipe que ficou conhecida como "Dream Team", por contar com inúmeras estrelas da NBA. O objetivo era vingar o insatisfatório terceiro lugar conquistado pelo país nos Jogos anteriores, em Seul.
     
  • A pira olímpica foi acesa pelo arqueiro Antonio Rebollo, que lançou do estádio uma seta em chamas em direção ao local.

Ficha

Países participantes
169
Número de modalidades
28
Número de atletas
9.356 (6.652 homens, 2.704 mulheres)
Participação do Brasil
25º lugar
Data de abertura
25 de Julho de 1992
Data de encerramento
09 de Agosto de 1992
Cursos Online
UOL Cursos Online
Já conhece os de Atlanta-1996? Veja

Mascote

Reprodução Como Munique, Barcelona teve um cão como mascote: Cobi; confira outras

UOL Cursos Online

Todos os cursos