Bellucci comemora boa fase e diz que Olimpíada na grama é "Federer contra o resto"
Bruno Freitas
Do UOL, em Londres (ING)
-
Bruno Freitas/UOL
Tenista brasileiro Thomaz Bellucci posa para foto na Vila Olímpica de Londres
Motivado por bons resultados no circuito profissional nas últimas semanas, o brasileiro Thomaz Bellucci chega a Londres para os Jogos Olímpicos em seu melhor momento no ano e diz confiar num bom resultado. Na grama de Wimbledon, o único representante do país na chave de simples diz, no entanto, que a competição tem uma característica peculiar, com o favoritismo escancarado do suíço Roger Federer.
"Ele é o favorito, o número 1 do mundo, mais forte ainda em torneios na grama. O resto tem que correr por fora. Ele é bem favorito", afirmou Bellucci em entrevista nesta terça-feira, na Vila Olímpica de Londres, sobre o status do último vencedor de Wimbledon, há poucas semanas.
Embalado pelos pontos conquistados na última semana, com a semifinal em Stuttgart e o título de Gstaad (ambos no saibro), Bellucci apareceu na última relação do ranking da ATP como o tenista número 40 do mundo. O brasileiro comemora o bom momento e espera que a confiança apareça na grama londrina.
"Eu não estava tão bem no ano, mas chego com muita confiança agora. Nos últimos torneios consegui achar o melhor do meu tênis", declarou.
"Vai ser uma incógnita, pode dar muita zebra, se o cara saca um pouco melhor na grama pode até ganhar de um cara mais forte. Na grama você tem que ir para cima, não tem jeito. É um centímetro para dentro ou um para fora", acrescentou o brasileiro.
Bellucci esteve pela última vez na grama de Wimbledon há pouco menos de um mês, quando foi eliminado na primeira rodada do Grand Slam pelo espanhol Rafael Nadal, em derrota por 3 sets a 0.
"Joguei o primeiro set naquela partida [chegou a abrir 4 games a 0], mas fiquei muito ansioso para fechar os pontos. Mesmo assim acho que posso jogar bem na grama. Não é meu piso favorito, que é o saibro, mas tem potencial", afirmou, em menção à recente derrota para Nadal.
O número 1 do Brasil disputa os Jogos de Londres graças a um convite da ITF (Federação Internacional de Tênis), pois não havia conseguido a classificação através do ranking da ATP até o prazo estipulado.
O sorteio da chave de simples dos Jogos Olímpicos acontece na próxima quinta-feira. No total, 64 jogadores disputam e medalha de ouro em Londres. "Dependendo da chave, dá para ir mais longe", diz Bellucci.
Além da participação na chave de simples, Bellucci também estará em ação nas duplas, ao lado do experiente André Sá, em sua terceira Olimpíada. O país também contará em Wimbledon com a parceria entre Bruno Soares e Marcelo Melo.