Novo projeto tem estádio olímpico ecológico e de madeira para Tóquio 2020

Da EFE, em Tóquio (Japão)

  • Japan Sports Council/AP

    Projeto de Kengo Kuma tem a madeira como principal material do estádio

    Projeto de Kengo Kuma tem a madeira como principal material do estádio

O estádio olímpico de Tóquio 2020 será um local aberto aos cidadãos, onde a ecologia terá um peso grande, e inspirado na tradição arquitetônica japonesa, revelou nesta sexta-feira o arquiteto eleito para construí-lo, Kengo Kuma.

Em sua primeira aparição pública após ser selecionado - e em meio à polêmica acusação da Wada de que o Japão comprou votos para sediar os Jogos -, Kuma explicou que o principal material utilizado na construção do novo estádio olímpico será a madeira, um elemento muito presente em sua arquitetura e cuja manutenção, garantiu, pode ser simples e durável.

Com um projeto inspirado nos santuários xintoístas, Kuma disse desejar que o público internacional dos Jogos Olímpicos sinta a "calidez" da madeira e possa apreciar a "beleza e a calma" das sombras que serão projetadas no estádio uma vez construído.

"Utilizarei tanta madeira quanto for possível e eu gostaria que esta procedesse de uma localização próxima", acrescentou Kuma, de 61 anos e que enfrenta o projeto de maior envergadura de sua carreira com a construção do estádio olímpico de Tóquio 2020.

Quanto à aposta pela ecologia, Kuma explicou que a construção contará com uma fonte de energia limpa ao incluir painéis solares que serão "visíveis porque são parte do projeto" e que graças à fisionomia do edifício, este poderá se aproveitar do vento e evitará um uso excessivo do ar condicionado.

O estádio de Kuma, um dos mais prestigiados e reconhecidos arquitetos japoneses contemporâneos, será "verde" ao incluir uma fachada formada por terraços escalonados e repleta de vegetação. As árvores e plantas, disse, serão regadas com água reciclada.

Kuma apostou também por abrir o recinto à cidade. "Quando passava pela zona na qual está o antigo estádio, me parecia um palco solitário. Eu gostaria que os moradores pudessem desfrutá-lo além dos Jogos".

O novo estádio olímpico, que será construído no terreno ocupado pelo anterior recinto inaugurado em 1958, foi polêmico inclusive antes de ter sua primeira pedra.

O projeto da arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid foi o eleito originalmente como sede de Tóquio 2020. No entanto, seu projeto foi muito criticado no Japão por seu elevado custo -alcançou o dobro do orçado-, sua excessiva magnitude e seu projeto pouco adaptado ao entorno.

Depois que Tóquio desprezou o projeto do estudo de Hadid, o arquiteto japonês foi eleito em um segundo concurso pelo Conselho de Esportes do Japão (JSC). A arquiteta anglo-iraquiana protagonizou uma polêmica nos últimos dias ao afirmar que o projeto de Kuma tem similitudes com o que ela assinou originalmente.

"As condições estritas do JSC fazem com que automaticamente haja similitudes em certos detalhes técnicos entre ambos projetos, mas o projeto é totalmente diferente", se defendeu Kuma, que disse também que o projeto de Hadid lhe pareceu "maravilhoso".

Com relação aos possíveis sobrecustos da obra, um dos fatores que assolaram o anterior projeto de estádio olímpico, Kuma disse que o fato de a madeira ser o elemento principal e sua aposta por pequenas fábricas, permitirá respeitar o orçamento de cerca de 148,9 bilhões de ienes (1.116 milhão de euros).

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 96572-1480 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos