Cadê a vara? Sumiu!

Fabiana Murer protagonizou um dos momentos mais lamentáveis dos Jogos Olímpicos de Pequim. Lamentável e triste, especialmente para ela. A atleta era uma das esperanças de medalha do Brasil, mas teve uma surpresa desagradável bem na final de sua prova, o salto com vara.

Uma de suas varas, que era usada para uma altura específica, simplesmente desapareceu. As cenas da atleta desesperada, procurando o material, rodaram o mundo. Fabiana Murer perdeu a concentração e, consequentemente, não conseguiu a marca que precisava para prosseguir na competição, vencida com direito a recorde pela russa Yelena Isinbayeva.

Juiz azarado
O cubano Angel Valodia disputava o bronze entre os pesados no taekwondo quando foi eliminado por um dos juízes. Quando ele fazia o gesto que caracterizava a desclassificação, Valodia, irritado, acertou um chute no seu queixo, deixando-o sangrando. Ele e seu técnico foram banidos de todas as competições internacionais.

Abandono de medalha
O sueco Ara Abrahamian também chamou atenção pela indisciplina. Ele ganhou o bronze na categoria até 84 kg da luta greco-romana, mas, por não concordar com uma decisão dos árbitros na sua semifinal, após receber a medalha, jogou-a no chão, irritado, e deixou, contrariado, o local da premiação.

Você sabia?

  • A seleção masculina de vôlei dos EUA sofreu um trauma antes dos Jogos. O sogro do técnico da equipe foi morto a facadas durante uma visita a um ponto turístico. O agressor, cuja motivação não foi esclarecida, suicidou-se logo em seguida, atirando-se do segundo andar do monumento onde eles estavam.
  • Ronaldinho Gaúcho, que esteve nos Jogos com a seleção de futebol, sofreu com o antidoping. Ele foi sorteado três vezes pela organização e passou, ao todo, dez horas tentando urinar para que o exame fosse feito.
  • Na cerimônia de abertura, considerada quase perfeita pela crítica mundial, uma criança cantora foi dublada. A organização resolveu “esconder” a dona da bela voz por entender que ela não era “perfeita” o suficiente para ser exibida na festa. 

Ficha

Países participantes
204
Número de modalidades
28
Número de atletas
10.942 (6.305 homens, 4.637 mulheres)
Participação do Brasil
23º lugar
Data de abertura
08 de Agosto de 2008
Data de encerramento
24 de Agosto de 2008
Cursos Online
UOL Cursos Online

Pôster e medalha

Reprodução Já conhece os de Atenas-1896? Confira

Mascote

Reprodução Pequim teve 5 mascotes: Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini; veja outras

UOL Cursos Online

Todos os cursos