UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 16h10

Brasil é único 'virgem em ouros' entre os quatro semifinalistas

Bruno Freitas
Em Pequim (China)
Mais vencedora escola do futebol mundial, o Brasil chega à semifinal das Olimpíadas de Pequim neste ano ironicamente como a única seleção da disputa que jamais conquistou a medalha de ouro da competição, feito que a arqui-rival Argentina, além de Bélgica e Nigéria, forças de menos expressão internacional, já têm em seus currículos.

A Argentina é a atual campeã olímpica, no maior título do futebol do país desde a conquista da Copa de 1986. O time de Carlos Tevez e companhia foi o grande vencedor dos Jogos de Atenas-2004, com vitória sobre o Paraguai na decisão. Antes, os argentinos já tinham duas pratas na história.

A Nigéria também tem em seu histórico olímpico o ouro tão sonhado pelo futebol brasileiro. A conquista africana aconteceu em 1996, nos Jogos de Atlanta, quando a equipe de Kanu eliminou o Brasil de Zagallo na semifinal, em dramática prorrogação, e depois ficou com o título na decisão contra a Argentina.

Até mesmo a Bélgica, força menor mesmo dentro do futebol europeu, já tem um ouro. O triunfo belga aconteceu nos primórdios das Olimpíadas, antes da Era profissional da modalidade. Foi uma conquista em casa, nos Jogos de Antuérpia-1920, com vitória sobre a Espanha na final.

O Brasil é semifinalista do torneio masculino de futebol das Olimpíadas pela quarta vez na história. O futebol do país acumula as pratas de Los Angeles-1984 e Seul-1988, além do bronze de Atlanta-1996. A equipe ainda terminou em quarto lugar em Montreal-1976.

"Quero esta medalha de ouro para entrar na história da seleção. Serve também para abrir portas na equipe principal", disse o volante Lucas, titular do time de Dunga, na véspera do choque com a Argentina na semifinal.

Bélgica e Nigéria se enfrentam por um lugar na decisão das Olimpíadas nesta terça, às 7h (horário de Brasília), em Xangai. Em Pequim, Brasil e Argentina decidem a outra vaga na final, às 10h.

Compartilhe: