UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/08/2008 - 08h52

Marta brilha e leva Brasil à segunda final olímpica contra os EUA

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Com uma atuação destacada de Marta e Cristiane, o Brasil derrotou a Alemanha por 4 a 1 de virada e avançou à segunda final olímpica consecutiva. O triunfo na manhã desta segunda-feira (de Brasília) pelas semifinais dos Jogos de Pequim representou ainda a quebra de um tabu histórico: a equipe brasileira jamais havia derrotado a Alemanha no futebol feminino.

Armando Frana/AP
Formiga fez o gol de empate da seleção brasileira na semifinal Xangai
AFP
Marta foi destaque da partida após um primeiro tempo apagado
AFP
Cristiane fez mais dois para garantir a vitória por 4 a 1 sobre a seleção alemã
VEJA AS FOTOS DA VITÓRIA DO BRASIL
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA SELEÇÃO
BRASIL É O MELHOR DO MUNDO?
Depois de um primeiro tempo fraco, Marta trouxe o jogo para si na segunda metade da partida e mudou a história do confronto. A camisa 10, após quase ter sido expulsa por uma entrada violenta, balançou as redes pela segunda vez na competição e deu passe para Cristiane, que com dois gols igualou Prinz como maior artilheira da história dos Jogos. Cada uma com dez gols.

Sob o comando de Jorge Barcellos, a seleção tentará agora superar o feito do grupo de Renê Simões, que foi prata nos Jogos de Atenas-04 após uma derrota para os Estados Unidos na decisão. O confronto pelo ouro será, inclusive, com o mesmo adversário. Em Pequim, as norte-americanas derrotaram o Japão por 4 a 2. A decisão está marcada para quinta-feira, às 10h (de Brasília), em Pequim.

Antes do segundo confronto entre Brasil e Alemanha - as duas equipes se enfrentaram na estréia da competição e empataram por 0 a 0 - a Alemanha sustentava a melhor defesa sem nenhum gol sofrido. Com quatro gols, a equipe de Barcellos colocou fim à invencibilidade da goleira Angerer.

A primeira vitória representou ainda a vingança das brasileiras em relação à última derrota diante das rivais européias. Na final da Copa do Mundo de 2007, também em Xangai, as alemãs conquistaram o título ao derrotarem o Brasil por 2 a 0.

As atuais campeãs do mundo, que jamais chegaram à decisão olímpica desde que o futebol feminino passou a integrar os Jogos em 1996, terão agora de se contentar com bronze. A partida que define o terceiro lugar, contra o Japão, acontece na quinta-feira, às 7h (de Brasília), em Pequim. O duelo antecede a decisão.

O jogo

A Alemanha começou pressionando e conseguiu chegar ao gol logo aos 10min. Após falha de Érika, a atacante Prinz invadiu a área com a bola dominada, driblou a goleira Bárbara e tocou para o fundo da meta brasileira.

A bobeira não serviu de aviso. Logo na seqüência, Simone recuou mal para Bárbara. Behringer tirou proveito do lance, mas acabou chutando para fora. Aos 17min, Prinz lançou Mittag pelo meio da zaga. A alemã ganhou na velocidade, mas tocou fraco na saída de Bárbara, que conseguiu evitar.

O gol e a superioridade das alemãs afetaram as brasileiras. Aos 30 min, Marta deu entrada dura e desnecessária em Stegemann, na lateral do campo. A árbitra coreana, entretanto, apenas advertiu Marta verbalmente.

Mas o lance de Marta foi o último momento de desequilíbrio da equipe no primeiro tempo. Aos 34 min, Cristiane levou perigo aproveitando lance de Formiga. Aos 39min, foi a vez de Daniela Alves assustar chutando de longa distância e obrigando Angerer a fazer defesa em dois tempos.

Com uma atuação destacada de Marta e Cristiane, o Brasil derrotou a Alemanha por 4 a 1 de virada e avançou à segunda final olímpica consecutiva. O triunfo na manhã desta segunda-feira (de Brasília) pelas semifinais dos Jogos de Pequim representou ainda a quebra de um tabu histórico: a equipe brasileira jamais havia derrotado a Alemanha no futebol feminino. Leia mais
MARTA BATE PRINZ EM CAMPO
Pressionando, o Brasil conseguiu finalmente chegar ao gol aos 43min. Cristiane colocou a bola por entre as pernas de Stegemann e tocou rasteiro para o centro da área. Marta tentou finalizar, mas furou, e Formiga recebeu livre para chutar forte e empatar o confronto.

O empate empolgou o Brasil, que voltou para o segundo tempo pressionando as adversárias com Marta jogando aberta pela direita. Foi em jogada da camisa 10 por esse setor que a seleção conseguiu virar o jogo logo aos 4min. Marta puxou contra-ataque, segurou a bola e atraiu a marcação. A meia-atacante viu Cristiane entrar livre pela esquerda e passou a bola. A jogadora, livre, venceu Angerer.

Quatro minutos depois Marta foi ao ataque novamente pela direita, encarou duas zagueiras e chutou de bico. A goleira considerada a melhor do mundo em sua posição bem que tentou saltar para evitar o gol da atual vencedora do prêmio da Fifa de melhor jogadora. A camisa 1 alemã, entretanto, viu a bola passar próxima de sua mão direita e morrer no fundo do gol.

Aos 30min, Cristiane fez o gol que a transformou na maior artilheira da história dos Jogos. A atacante venceu quatro marcadoras na intermediária, marcou e selou a classificação.

Brasil
Bárbara; Simone, Érika, Tânia Maranhão, Renata Costa; Maycon, Daniela Alves (Francielle), Ester e Formiga; Marta e Cristiane (Fabiana).
Técnico: Jorge Barcellos

Alemanha
Angerer; Stegemann, Babett Peter, Krahm, Hingst; Behringer (Bajramaj), Lingor, Laudher, Garefrekes; Anja Mittag (Mbabi) e Prinz
Técnico: Silvia Neid

Data: Segunda-feira, 18/08/08
Local: estádio de Xangai
Arbitragem: Eun Ah Hong (Coréia do Sul)
Auxiliares: Sarah Ho (Austrália) e Hongjuan Liu (China)
Cartões amarelos: Renata Costa (BRA), Marta (BRA), Laudher (ALE)
Gols: Prinz, aos 10 min, e Formiga, aos 43min do primeiro tempo. Cristiane, aos 4min, Marta, aos 8min e Cristiane aos 30min do segundo tempo.

*Atualizada às 11h49

Compartilhe: