Murer é defendida pelas rivais, e campeã olímpica diz que só o vento tirou brasileira

José Ricardo Leite, do UOL

Em Londres (Inglaterra)

  • Lalo de Almeida/ Folhapress

    Fabiana Murer falha em tentativa de salto; brasileira ficou em 14º na eliminatória e não avançou à final

    Fabiana Murer falha em tentativa de salto; brasileira ficou em 14º na eliminatória e não avançou à final

Eliminada no sábado, na fase preliminar do salto com vara, a brasileira Fabiana Murer foi defendida nesta segunda-feira pela vencedora da prova do salto com vara dos Jogos Olímpicos de Londres, a americana Jennifer Suhr.

Murer disse que o forte vento que fazia no sábado, nas eliminatórias, atrapalhou seu salto e foi um dos motivos para sua eliminação. Suhr disse que isso atrapalhou mesmo a competição e que só por esse fator a brasileira, campeã mundial, ficou fora da final realizada nesta segunda.

MURER: CHANCES REAIS DE OURO

  • Lalo de Almeida/ Folhapress

    Fabiana Murer tinha chances reais de medalha nos Jogos. Basta ver os resultados da brasileira, que parou nas eliminatórias e afirmou que o vento a atrapalhou em Londres. Sua melhor marca é 4,85 m, recorde sul-americano. Se repetisse o desempenho no evento londrino, seria ouro.

“É verdade, o vento estava muito forte, muito forte. E foi assim durante toda a competição. Você não conseguia se colocar na melhor posição para fazer o salto. E era muito perigoso saltar”, falou.

“Foi uma infelicidade a ausência de Murer na final, são fatores que acontecem em uma prova disputada ao ar livre. Fabiana parecia que tinha muita altura, mas o vento jogava os copos e roupas das pessoas que estavam nas arquibancadas. Foi uma pena. Sim [foi por causa do vento que Fabiana foi para a final], não há outro motivo. Ela não poderia ter feito o último salto. Ela se machucaria”, continuou.

A cubana Yarisley Silva, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres no salto com vara, também saiu em defesa de Fabiana. Logo após ficar com a prata, Silva já falou para a imprensa sobre o mesmo problema.

“Foi difícil, estava frio e tinha muito vento contra. Todas tiveram que se esforçar muito para saltar”, falou. Questionada se o vento atrapalhou bastante também no sábado, pois fora a reclamação de Fabiana, Yarisley saiu em defesa da rival brasileira.

“É verdade sim. O vento vem em nossa frente e está muito forte. Na última tentativa da Murer o vento estava realmente forte e frontal contra ela. Realmente atrapalhou sim”, falou, ainda surpresa com a ausência de Murer entre as finalistas.

“Fiquei surpresa com sua ausência na final. Ela é campeã do mundo e estava muito bem. Era uma das candidatas a medalha”, continuou.

FINAL FEMININA DO SALTO COM VARA

  • Arte/UOL

*Atualizada às 17h42

UOL Cursos Online

Todos os cursos