Fabiana Murer não passa da eliminatória e está fora da final do salto com vara

Do UOL, em São Paulo

  • Lalo de Almeida/ Folhapress

    Fabiana Murer falha em tentativa de salto; brasileira ficou em 14º na eliminatória e não avançou à final

    Fabiana Murer falha em tentativa de salto; brasileira ficou em 14º na eliminatória e não avançou à final

Campeã mundial do salto com vara, Fabiana Murer chegou como esperança de medalha para o Brasil em Londres, mas decepcionou logo na eliminatória. Ela não conseguiu saltar 4,55 m e foi eliminada sem sequer chegar à final.

Quando saí correndo, o vento estava muito forte contra, não dava para fazer o salto porque estava muito perigoso.

Fabiana Murer, se explicando

A brasileira errou duas tentativas, e estourou o tempo limite no seu terceiro salto. Ela precisava de pelo menos 4,55 m para avançar à final, mas terminou a série apenas na 14ª colocação, e só as 12 primeiras se classificaram. 

Em sua primeira tentativa nos 4,55 m, a brasileira bateu com a barriga no sarrafo. O mesmo aconteceu na segunda. Na terceira, ela demorou para começar a correr e o árbitro levantou a bandeira amarela, indicando que restavam apenas 15 segundos para ela completar seu salto. Quando ela partiu, percebeu que não daria tempo e parou de correr antes mesmo que a bandeira vermelha fosse levantada. Cada atleta tem até um minuto para realizar o salto. 

A marca de 4,55 m pode ser considerada um aquecimento de treino para atletas do nível de Fabiana, que tem 4,85 em seu melhor salto da carreira e já saltou 4,77 neste ano.

Ainda nos 4,50 m, Murer já tinha demonstrado insegurança. Na sua primeira tentativa, Fabiana se desequilibrou e errou o salto. Na segunda, ela conseguiu passar, mas não foi bem e chegou a encostar no sarrafo, que balançou e por pouco não caiu.

Murer não foi a única favorita a decepcionar. A russa Svetlana Feofanova, bronze em Pequim, errou em sua terceira tentativa e foi eliminada. Antes, ela tinha caído fora do colchão e por pouco não se lesionou com mais gravidade.

A russa Yelena Isinbayeva, campeã olímpica e favorita ao ouro, passou com sobras pela marca de 4,55 m e está assegurada na final do salto com vara, que acontece na segunda-feira, a partir de 15h. 

OBSTÁCULO PARA FABIANA MURER, VENTO ATRAPALHOU TODAS ATLETAS

UOL Cursos Online

Todos os cursos