Ramón Fonst (Cuba)
Primeiro atleta cubano e latino-americano a ganhar uma medalha de ouro olímpica, Ramón Fonst Segundo foi uma das grandes surpresas dos Jogos de Paris, ao conquistar o ouro na modalidade espada quando tinha apenas 16 anos. Na final, Fonst derrotou o favorito Louis Perrée, da França.
Fonst nasceu em Havana, no dia 31 de agosto de 1883, e iniciou-se na esgrima em sua cidade natal, sob a tutela de seu pai, Filiberto Fonst. Depois viveu boa parte da infância e da juventude na França, onde aprendeu os segredos do esporte tradicional do local com os melhores professores.
Graças a sua excelente técnica e habilidade, o canhoto Fonst venceu em 1904 o Campeonato Internacional, também disputado em Paris. No mesmo ano, participou dos Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos Estados Unidos, onde conquistou vitórias individuais na espada e no florete e também por equipe e virou ídolo do esporte.
O legado do pioneiro
Sua habilidade era tanta que formou uma escola de esgrimistas cubanos. Aos 41 anos, Fonst ainda avançou até as quartas de final dos segundos Jogos Olímpicos disputados em Paris, em 1924. Nos primeiros Jogos Centro-Americanos do México, em 1926, Ramón Fonst venceu no florete, sabre e espada.
Na segunda edição dos Jogos (Havana-1930), ganhou sem receber nenhum toque contra na espada e no florete, e na competição no Panamá, em 1938, ganhou o ouro por equipes na espada e a prata no florete, já aos 55 anos de idade.
Fonst praticou também com sucesso boxe francês, tiro e ciclismo. Após encerrar sua carreira de atleta, presidiu o Comitê Olímpico Cubano e a ocupou outros cargos de responsabilidade vinculados ao esporte em Cuba.