Bob Beamon (Estados Unidos)
O salto de Robert Beamon é, até hoje, o mais famoso da história das Olimpíadas. Na final do salto em distância, o norte-americano registrou 8,90 metros. Na época, o recorde mundial era 8,35 metros, 55 cm a menos do que a marca de Beamon.
Desde 1901, os recordes mundiais do salto em distância avançavam, em média, 6 cm entre cada marca. A maior diferença até então tinha sido de 15 cm.
O salto foi tão impressionante que permanece até hoje como recorde olímpico. O recorde mundial durou até 1995, quando o também norte-americano Mike Powell saltou 8,95 m no Mundial de Tóquio.
O maior salto da história olímpica
Antes do início dos Jogos, o norte-americano era o favorito ao ouro. Ele chegou ao México com 22 vitórias em 23 provas disputadas. Durante a competição, quase perdeu, nas eliminatórias, a chance de consagração: após queimar duas vezes, conseguiu o índice para a final só no último salto.
Na decisão, o marcador fotoelétrico instalado na caixa de areia registrava apenas até 8,50 metros de distância. Assim, a confirmação da marca de Robert Beamon só saiu após o uso da velha trena. Ao ser divulgado o resultado no sistema métrico, o norte-americano ficou sem entender nada. Ao ser convertida a marca para 29 pés e duas polegadas, Robert caiu no chão, incrédulo do próprio feito.
Após o recorde, o atleta nunca mais chegou perto de tal marca. Seu melhor salto depois foi 8,20 m. Especialistas afirmam que ao menos duas condições contribuíram para o desempenho extraordinário de Beamon: a altitude da Cidade do México, que diminui o atrito do ar, e o vento forte no momento do recorde.
O norte-americano saltou com vento a favor de dois metros por segundo, o limite permitido para que a Iaaf, a entidade que controla o atletismo, homologasse a marca. Logo depois do salto, uma tempestade caiu no estádio.
O salto de Beamon ficou tão famoso que foi eleito pela revista norte-americana "Sports Illustrated" como um dos cinco maiores feitos do século 20. Foi retratado até mesmo nos "Simpsons" como o maior feito da história das Olimpíadas. No desenho, Beamon salta por cima das arquibancadas e cai fora do estádio.
Outros destaques
- George Foreman (EUA)
No boxe, a medalha de ouro nos pesados foi para um lutador inexperiente, que tinha realizado apenas 18 lutas antes dos Jogos: George Foreman. Em 1973, ele nocautearia Joe Frazier, outro campeão olímpico, para conqusitar o título mundial. Foreman aposentou-se em 1977, mas voltou dez anos depois aos ringues e, em 1994, reconquistou o título aos 45 anos.
- Al Oerter (EUA)
Verdadeira lenda olímpica, o lançador de disco Alfred "Al" Oerter foi o primeiro esportista a ganhar a medalha de ouro em quatro Jogos Olímpicos consecutivos no atletismo. Façanha conseguida apenas anos mais tarde por seu compatriota Carl Lewis, no salto em distância.