O Brasil definiu nesta terça-feira qual será o seu representante na final do vôlei de praia masculino nos Jogos Olímpicos de Pequim. Márcio e Fábio Luiz venceram Ricardo e Emanuel por 2 sets a 0 (22-20 e 21-18) nas semifinais e se credenciaram para disputar a medalha de ouro.
Na final, marcada para 0h de sexta-feira, Márcio e Fábio Luiz vão enfrentar os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers, que na outra semifinal eliminaram os brasileiros naturalizados georgianos Jorge e Renatão. A disputa do bronze acontecerá às 22h de quinta com as duas duplas perdedoras.
Márcio e Fábio Luiz vão tentar o segundo título brasileiro no vôlei de praia masculino. Em Atenas-2004, a medalha de ouro ficou justamente com Ricardo e Emanuel, pentacampeões do Circuito Mundial.
Pelo retrospecto, Ricardo e Emanuel eram considerados favoritos no confronto, mas Márcio e Fábio Luiz se superaram na Arena de vôlei de praia de Chaoyang e, com méritos, ficaram com a vaga na decisão.
A partida entre os brasileiros foi marcada pelo excessivo número de erros. Enquanto Ricardo e Emanuel falharam bastante no saque e no passe, Fábio Luiz e Márcio pecaram um pouco nos contra-ataques.
"Eles merecem ir para a final. A gente não conseguiu fazer os pontos que precisava. E eles bloquearam bastante", analisou Emanuel, que assim que acabou a partida viu Fábio Luiz correr pela arena com a bandeira brasileira nas mãos.
Márcio e Fábio Luiz começaram o jogo mais ligados. Um ataque de Márcio e dois bloqueios do grandalhão Fábio Luiz, que tem 2,04 m de altura, deixaram a dupla com vantagem de 3 a 0 no marcador.
A diferença foi crucial para que Márcio e Fábio Luiz administrassem o jogo. Eles chegaram a abrir seis pontos de vantagem (14-8) antes da reação de Ricardo e Emanuel.
Os campeões olímpicos chegaram a empatar o confronto em 19 a 19 após Ricardo acertar uma bola no fundo da quadra. Mas Márcio e Fábio Luiz souberam controlar os nervos e parar a reação adversária. Um erro de Ricardo definiu a parcial em 22 a 20.
O equilíbrio se manteve nos primeiros pontos do segundo set. Márcio e Fábio Luiz fizeram 8-5, mas um bloqueio de Ricardo diminuiu a diferença para 8-7. Entretanto, novamente Márcio e Fábio Luiz souberam controlar a reação rival. Um ataque para fora de Ricardo acabou com o jogo em 21-18.
O lance que definiu a semifinal foi polêmico. Ricardo reclamou que a bola bateu no bloqueio de Fábio Luiz antes de sair. "Tocou, ele vai dizer se você perguntar", disse Ricardo. O próprio jogador resolveu perguntar para Fábio Luiz. "Não tocou", respondeu o finalista, piscando o olho.