Brasil goleia EUA no futebol de 7 e garante vaga nas semis, mas decepciona no vôlei sentado

Do UOL, em São Paulo*

  • Luciana Vermell/CPB

    Fabio e Zeca comemoram gol do Brasil na vitória por 8 a 0 sobre os EUA no futebol de 7

    Fabio e Zeca comemoram gol do Brasil na vitória por 8 a 0 sobre os EUA no futebol de 7

Grande destaque do Brasil nos esportes coletivos nesta segunda-feira, quinto dia de Paraolimpíadas, o futebol de 7 goleou os Estados Unidos por 8 a 0 e garantiu vaga nas semifinais. A seleção dominou a partida,  e teve seus gols marcados nos pés de Ronaldo, Zeca, Fabinho e Mateus, cada um com dois gols.

Essa é a segunda vitória da equipe brasileira na competição em dois jogos - na última sexta-feira o Brasil venceu o Reino Unido por 3 a 0. Com os resultados positivos, os brasileiros estão na segunda colocação do grupo B, atrás da Ucrânia apenas pelo critério de saldo de gols. Os ucranianos somam 16 tentos na competição e o Brasil possui 12 gols de saldo.

Na próxima quarta-feira, 5 de setembro, o Brasil enfrenta a Ucrânia para decidir quem será o primeiro do grupo, que enfrentará o segundo colocado do grupo A nas semifinais.

“Estamos com um bom time, teve muita renovação. A garotada é nova, eu tento passar a minha experiência e eles estão focados. Vamos fazer de tudo para sair daqui com essa medalha. O nosso quarto lugar em Pequim está atravessado na garganta”, declarou Zeca, que disputa sua terceira Paralimpíada, depois do jogo.

Nesta segunda, o Brasil também foi vitorioso no golbol. Com o apertado placar de 5 a 4 as brasileiras venceram a Finlândia e conquistaram a primeira vitória em três partidas nos Jogos. A equipe perdeu para o Reino Unido por 3 a 1 no último domingo e foi goleada pela China por 8 a 0 na estreia na competição, no dia 31 de agosto.

Já a equipe masculina de vôlei sentado perdeu nesta segunda para  Irã por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/15 e 25/17. Essa é a segunda derrota do país nos Jogos, já que também perdeu por 3 sets a 0 para a Bósnia no último sábado. Na primeira partida nos Jogos, porém, o Brasil venceu Ruanda por 3 a 0.

A equipe feminina de vôlei também perdeu por 3 sets a 0 para os Estados Unidos, parciais de 25/13, 25/20 e 25/19.

No basquete em cadeira de rodas feminino, nova derrota. Atrás do placar durante toda a partida, o Brasil perdeu para a Holanda por 55 a 42, a quarta derrota do país na competição, que está em último lugar do grupo A.

*Atualizada às 16h09

UOL Cursos Online

Todos os cursos