Antes do ouro, Fonteles superou pavor de cadeira de rodas e realizou sonho de andar de bicicleta

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/ Tal Cohen

    Com o sul-africano Oscar Pistorius ao fundo, o corredor brasileiro Alan Fonteles posa com medalha de ouro

    Com o sul-africano Oscar Pistorius ao fundo, o corredor brasileiro Alan Fonteles posa com medalha de ouro

A medalha de ouro nos 200 m rasos na classe T44 dos Jogos Paraolímpicos de Londres, com vitória sobre o favorito sul-africano Oscar Pistorius, foi apenas mais um dos objetivos traçados e conquistados pelo brasileiro Alan Fonteles. Logo quando criança, ele já conseguia cumprir algumas de suas metas.

Aos oito dias de vida, Fonteles já enfrentou um problema. Pegou uma forte pneumonia, foi para a UTI e por pouco não perdeu a vida. Depois, precisou amputar as pernas com 21 dias de nascido em função de um problema oriundo de uma infecção intestinal. Com nove meses, teve sua primeira prótese colocada. Começou a andar duas semanas antes de completar dois anos.


A mãe do atleta, Cláudia Fonteles, conta que Alan sempre teve pavor de andar de cadeira de rodas. Fazia de tudo para que isso não acontecesse. E conseguiu. Jamais precisou usá-las, assim como muletas.

“Ele sempre me dizia 'mãe, por favor, não me coloque de jeito nenhum em uma cadeira de rodas'. E eu carregava ele no colo em algumas situações para que isso não ocorresse. Foi uma batalha muito grande”, contou. “Já com as próteses, ele conseguia andar normalmente”, salientou.

Alan jamais se intimidou com as próteses e queria ser atleta. Mas tudo começou ao ver os amigos que não eram amputados andarem de bicicleta. Isso despertou um desejo imenso de superação para fazer o mesmo.

Pediu para a mãe comprar uma bicicleta. E se arriscou. Esse é um dos momentos mais marcantes de sua vida, lembra Cláudia.

“Todos os amigos dele normais, que não tinham perna mecânica, andavam de bicicleta. Aí ele falava 'mãe, eu quero uma também, eu quero uma também'. A gente comprou uma pra ele. Ele começou a tentar. Deu uma semana e ele aprendeu e começou a andar. Isso já com três anos. Ele conseguiu aprender até antes dos que os amigos”, contou a mãe.

E bater o favorito Pistorius parecia uma tarefa difícil. Mas ele já sabia que poderia conseguir o feito, conta a namorada, Mariana Castro.

“Ele se preparou para isso. Treinou o ano todo e sabia que tinha condições. Fez o que treinou e o que ensinaram a ele. Ele tinha consciência de que dava, foi lá e fez”, falou.

Pistorius havia conquistado a medalha de ouro na modalidade de ouro nos 200 m rasos da T44 tanto em 2004 como em 2008. Nos Jogos Olímpicos de Londres, realizados antes da Paraolimpíada, o sul-africano se tornou o primeiro atleta amputado nas duas pernas a participar da competição, ao tomar parte da corrida de 400 metros e integrar a equipe de revezamento sul-africana no 4 x 400 metros.

A categoria T44 do atletismo é para atletas com perda ou deficiência de membros. Alan e Oscar são biamputados e os dois voltarão a se enfrentar na competição, nas provas dos 100m e 400m T44 e no revezamento 4 x 100m T42/T46.

UOL Cursos Online

Todos os cursos