Companheiro cai antes, e sul-africano biamputado não disputa revezamento 4x400m

Do UOL, em São Paulo

A expectativa era grande, mas o sul-africano Oscar Pistorius não participou do revezamento 4x400 m dos Jogos Olímpicos. Primeiro biamputado a competir em uma edição de Olimpíada, o atleta foi prejudicado pela queda de um companheiro.

Pistorius seria o terceiro corredor no revezamento sul-africano, mas sequer teve a oportunidade de entrar na disputa. Ofentse Mogawane, o segundo na série, caiu no chão ao se chocar com o queniano Mumo Kilu, na saída da última curva e abandonou a prova em seguida, sentindo uma lesão no ombro.

"Eu não sei o que aconteceu com ele (Mogawane). Ele é um atleta fenomenal, estava no time quando corremos o recorde nacional. É muito desapontante, pois viemos de um segundo no lugar no Mundial", lamentou Pistorius.

Perguntado se a África do Sul faria um protesto contra o Quênia pela colisão dos corredores, o biamputado minimizou.

"Um protesto não é consolo. Não posso descrever quão desapontado estou. 11 de 10 se pudesse te dar um número", falou o sul-africano.

A participação de Pistorius era uma das grandes atrações dos 4x400 m em Londres. O sul-africano, que no ano passado já havia se tornado o primeiro biamputado a competir em um Mundial de atletismo, é o primeiro a ir a uma Olimpíada.

O corredor nasceu com má formação óssea em suas pernas e seus pais optaram por amputá-las quando ele ainda tinha 11 meses. O atleta foi diversas vezes campeão paraolímpico e em 2012 conseguiu o índice para competir em nos Jogos Olímpicos de Londres. Nos 400 m individual, ele passou pela primeira rodada, mas foi eliminado nas semifinais.

Não posso descrever quão desapontado estou. 11 de 10 se pudesse te dar um número

Oscar Pistorius

"Vou me lembrar deste momento pelo resto da vida. Foi absolutamente fenomenal, mas teria sido legal se eu tivesse dado uma outra corrida hoje. É duro", encerrou Pistorius.

Na segunda bateria do revezamento nesta quinta-feira, a equipe da Jamaica também foi prejudicada pela contusão de um de seus competidores e não completou a eliminatória.

Já a República Dominicana foi desclassificada pela regra 170.19 (fazer a passagem de bastão fora da zona determinada).

A vitória na primeira bateria da eliminatória ficou com Reino Unido e Trinidad e Tobago, que empataram a prova em 3min00s38. Estados Unidos e Bahamas anotaram o mesmo tempo na segunda série (2min58s87). Cuba, Bélgica, Rússia e Venezuela são os demais times que avançaram.

Oscar Pistorius
Oscar Pistorius

UOL Cursos Online

Todos os cursos