Tiago Camilo vai à semi e está a uma vitória de ser brasileiro com mais medalhas no judô

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Kim Kyung-Hoon/Reuters

    Tiago Camilo comemora após derrotar uzbeque Dilshod Choriev e assegurar vaga nas semifinais

    Tiago Camilo comemora após derrotar uzbeque Dilshod Choriev e assegurar vaga nas semifinais

Tiago Camilo está a um passo de tornar-se o judoca brasileiro com o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos. Prata em 2000 e bronze em 2008, ele venceu sua terceira luta do dia contra Dilshod Choriev, do Uzbequistão, e avançou às semifinais da categoria até 90 kg, que serão disputadas a partir das 10h45 (de Brasília), com transmissão pelo Placar UOL. Se vencer mais uma vez, se isola como o atleta do país que mais foi ao pódio na competição.

"Eu acho que hoje sai a medalha, e acho que ele vai fazer a escadinha, porque ele já tem a prata, o bronze e vai levar o ouro. Estou torcendo bastante. Vai ser ótimo para a carreira dele e para o judô brasileiro", disse Aurélio Miguel, justamente quem pode ser superado por Tiago Camilo. 

Choriev era um adversário temido, mas conhecido. Terceiro do mundo, ele já havia encarado Tiago Camilo em três oportunidades, e em todas o brasileiro saiu vencedor. Dessa vez não foi diferente.

A primeira metade da luta foi tensa e com muita troca de pegadas. O brasileiro partiu mais para o ataque e conseguiu que o rival levasse uma advertência por falta de combatividade. A menos de um minuto para o fim, uma entrada de ataque falsa fez Choriev receber nova advertência, que transformou-se em um yuko (pontuação mínima) para o brasileiro, que daí em diante só segurou a luta e fez "cera" para garantir-se na semifinal.

Queda de Guilheiro mostra que melhores precisam se reinventar

  • Leandro Guilheiro, um dos atletas brasileiros dessa Olimpíada, volta para casa sem nenhuma medalha. Gostei da coragem do judoca em assumir que os adversários lutaram melhor que ele. Fizeram a lição de casa, estudaram o seu jogo e travaram os seus melhores golpes. Assim vai acontecer sempre: o favorito será estudado em seus mínimos detalhes para ser destronado.

Brasileiros em Londres - 5º dia
Brasileiros em Londres - 5º dia

Nas primeiras lutas, Tiago Camilo lembrou seus melhores tempos e deu show, com dois ippons sobre o ucraniano Roman Gontiuk e o italiano Roberto Meloni, respectivamente.

Na semifinal, o brasileiro escapou do adversário que, teoricamente era o mais complicado. Segundo do ranking e um dos favoritos ao pódio, o japonês Masashi Nishiyama é um rival duro para Camilo, que já perdeu duas vezes o confronto e nunca venceu o asiático.

Só que ele foi surpreendido pelo sul-coreano Dae Nam-Song, 12º do ranking, que abriu um wazari e um yuko de vantagem, sofreu um wazari e segurou heroicamente até o fim. Agora, é ele quem Tiago Camilo terá de superar para manter o sonho do ouro.

Nam-Song, porém, também tem um histórico complicado contra o brasileiro. Nas últimas três lutas que fizeram, o judoca paulista só venceu uma vez. 

Sexto do ranking olímpico, Tiago Camilo busca a inédita medalha de ouro, pois já possui a de prata, conquistada em 2000, e a de bronze, que veio em 2008. Ele já é, ao lado de Leandro Guilheiro e Aurélio Miguel, o brasileiro que mais vezes subiu ao pódio olímpico. Se tiver sucesso nesta quarta, ele se isola no quesito e pode ultrapassar Aurélio Miguel como o maior judoca do país caso a medalha em questão seja um ouro, já que o ex-atleta tem "apenas" um ouro e um bronze. 

CHAVE DE TIAGO CAMILO NA CATEGORIA ATÉ 90 KG DO JUDÔ MASCULINO

UOL Cursos Online

Todos os cursos