Apático, Leandro Guilheiro é dominado por japonês, perde e sai de Londres sem medalha

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)*

  • Flavio Florido/UOL

    Leandro Guilheiro lamenta derrota para japonês Takahiro Nakai na repescagem

    Leandro Guilheiro lamenta derrota para japonês Takahiro Nakai na repescagem

Leandro Guilheiro chegou a Londres como favorito ao ouro, mas deixará a cidade sem nenhuma medalha. Depois de ser surpreendido na manhã londrina e sair da briga pelo título, ele foi derrotado por um yuko pelo japonês Takahiro Nakai, que disputou o bronze e perdeu para o russo Ivan Nifontov.

Esta é a primeira Olimpíada da carreira em que Leandro Guilheiro sai sem nenhuma medalha. Em 2004, ele estreou com o bronze em Atenas. Quatro anos depois, em Pequim, conseguiu outro bronze mesmo lutando machucado.

Desta vez, ele chegou com o ouro como objetivo principal, mas não lutou como se esperava. Contra o japonês, Leandro Guilheiro começou apático, assim como na luta anterior. Nakai não teve trabalho para dominar a pegada e tentou várias vezes coloca-lo no chão, enquanto ele apenas se desvencilhava. Como resultado, ele sofreu duas punições por falta de combatividade que se transformaram em um yuko para o rival, que decidiu o confronto aí.

Takahiro Nakai entrou no torneio como o quinto colocado no ranking olímpico e caiu diante de Ole Bischof, alemão que era o atual campeão olímpico da categoria e perdeu a final para o sul-coreano Jae-bum Kim. Nas últimas três lutas com o japonês, Leandro Guilheiro tinha vencido duas e perdido uma.

Eu não senti a pressão da Olimpíada, para mim é um fator de motivação. O que aconteceu é que eles lutaram melhor e anularam a minha pegada

Leandro Guilheiro, após eliminação

A eliminação até mesmo da disputa do bronze vem após uma manhã frustrante. Favorito ao ouro olímpico, Leandro Guilheiro venceu as duas primeiras lutas sem grandes problemas, mas foi surpreendido pelo norte-americano Travis Stevens, que ele havia derrotado na final do Pan de Guadalajara, no ano passado.

A derrota por um wazari brecou o sonho do ouro, que o colocaria como o maior judoca brasileiro de todos os tempos, à frente de Aurélio Miguel. Além disso, estendeu um jejum incômodo de Leandro, que apesar de manter-se há anos entre os melhores do mundo nunca conquistou um torneio de peso, somando até hoje dois bronzes olímpicos (2004 e 2008) e um bronze e uma prata em Mundiais (2010 e 2011). 

*Atualizada às 12h50

Brasileiros em Londres - dia 4
Brasileiros em Londres - dia 4

UOL Cursos Online

Todos os cursos