Clima esquenta no judô, e algoz de Guilheiro perde semifinal com ares de UFC
Do UOL, em São Paulo*
-
Christophe Karaba/EFE
Alemão Ole Bischof, de azul, encara norte-americano Travis Stevens em momento tenso na semifinal
Depois de eliminar o brasileiro Leandro Guilheiro na categoria até 81 kg, o judoca norte-americano Travis Stevens foi derrotado na semifinal, mas fez a luta mais disputada do judô olímpico em Londres até agora. Campeão olímpico em 2008, o alemão Ole Bischof venceu na decisão dos juízes após um combate tenso, com momentos que lembraram o UFC.
MAIS SOBRE JUDÔ
- Apático, Leandro Guilheiro é dominado por japonês e sai de Londres sem medalhas
- Guilheiro reconhece que rivais foram melhores e não se abala por falta de títulos
- Judô do Brasil começa o dia com eliminação de Mariana Silva na estreia
- Judoca saudita é autorizada a entrar no tatame com a cabeça coberta
O norte-americano já entrou com faixa em volta da cabeça para proteger supercílio, mas o alemão não aliviou. Após uma troca de pegadas, os dois judocas chegaram a se encarar. O árbitro precisou intervir, e fez com que os lutadores se cumprimentassem antes de continuar.
Apesar do excesso de contato que ultrapassou os limites do fair play, os dois lutadores encerraram os cinco minutos regulamentares sem nenhum ponto e nenhuma punição. No golden score, foram outros três minutos de placar inalterado.
Após oito minutos de combate intenso, a luta foi para a decisão dos juízes, e a torcida aplaudiu muito o esforço dos dois judocas. Os árbitros decidiram dar a vitória para o alemão Bischof, que fez a sua segunda final olímpica seguida.
A decisão da categoria foi uma repetição da final em Pequim. Mas Bischof não conseguiu defender seu título contra o sul-coreano Jae-bum Kim, que foi medalha de prata há quatro anos e conseguiu a revanche nesta terça, sagrando-se o novo campeão olímpico.
*Atualizada às 12h42