Judoca saudita é autorizada a entrar no tatame com a cabeça coberta

Da AFP

Em Londres (ING)

  • AFP PHOTO / MARWAN NAAMANI

    Wodjan Ali Seraj Abdulrahim Shahrkhani enfrenta restrições em seu país para competir

    Wodjan Ali Seraj Abdulrahim Shahrkhani enfrenta restrições em seu país para competir

A judoca Wodjan Ali Serakh Abdulrahim Shahrkhani, uma das duas mulheres sauditas que disputam pela primeira vez os Jogos Olímpicos, poderá entrar no tatame na sexta-feira em Londres com a cabeça coberta, anunciou o Comitê Olímpico Internacional (COI).

"Podemos confirmar que a Federação Internacional de Judô e o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita, sob a mediação do COI, chegaram a um acordo com o qual a atleta pode competir", afirmou à AFP uma porta-voz do COI, depois que os sauditas ameaçaram retirá-la da competição se ela não pudesse lutar com a cabeça coberta.

"A Federação de Judô permitirá que ela utilize algo na cabeça que não comprometa sua segurança e que acredito que usam em competições na Ásia. É uma solução aceitável para todas as partes", afirmou a porta-voz Emmanuelle Moreau.

Para autorizar pela primeira vez a presença de mulheres sauditas nos Jogos Olímpicos, o príncipe Nawaf ben Faysal, que comanda o esporte na ultraconservadora Arábia Saudita, exigiu que as atletas utilizem uma vestimenta islâmica e a presença de um parente próximo, entre outras condições.

Como o judô exige que os atletas combatam com a cabeça descoberta, a participação de Shahrkhani na disputa olímpica de Londres não estava garantida.

UOL Cursos Online

Todos os cursos