Brasil encerra preparação para Londres com vitória sobre Reino Unido e vaias a Neymar

Carlos Padeiro

Do UOL, em Middlesbrough (Inglaterra)

  • AP Photo/Scott Heppell

    Sandro comemora gol marcado após cobrança de falta de Neymar, o primeiro do Brasil

    Sandro comemora gol marcado após cobrança de falta de Neymar, o primeiro do Brasil

Sem ser brilhante, a seleção brasileira de Mano Menezes venceu o Reino Unido por 2 a 0 no último teste antes dos Jogos Olímpicos de Londres. Seguro, o time foi melhor nos 90 minutos e com gols de Neymar e Sandro derrotou o combinado formado por jogadores da Inglaterra e do País de Gales. Neymar voltou a ser destaque no time brasileiro e foi bastante vaiado pelo público inglês que lotou o Riverside Stadium.

A busca pelo ouro inédito nos Jogos Olímpicos tem início na próxima quinta-feira contra o Egito. Depois encara a Bielorrussia e encerra a primeira fase no Grupo C contra a Nova Zelândia. Já o Reino Unido está no grupo A e enfrenta Senegal, Emirados Árabes e Uruguai.

A seleção de Mano Menezes iniciou a partida marcando pressão e diminuindo os espaços dos adversários. Os britânicos, por sua vez, conseguiam suas melhores investidas pelo lado esquerdo da defesa brasileira, nas costas de Marcelo. Mas com cinco minutos de bola rolando foi Neymar quem quase abriu o placar em lance cara a cara com o goleiro Steele.

NEYMAR DESCONTA EM REPÓRTER

  • Nesta sexta-feira, o atacante do Santos foi o principal jogador do Brasil no primeiro tempo contra o Reino Unido, voltou a marcar, mas também foi alvo dos ingleses que criticaram o seu já famoso cai-cai. O santista descontou no repórter da SporTV.

A chance desperdiçada não tirou o ímpeto brasileiro e aos 11 minutos, em uma jogada ensaiada de bola parada, o Brasil abriu o placar. O mesmo lance já havia se repetido no último amistoso contra a Argentina e resultou no gol de Rômulo. Desta vez, Neymar novamente cobrou a falta assim que o árbitro apitou e Sandro apareceu livre para marcar de cabeça.

O Brasil que já era melhor passou a tomar conta do jogo e a seleção britânica, mesmo jogando em casa, pouco chegava ao gol de Rafael, que não foi acionado uma vez sequer. Entretanto, os brasileiros exageravam na troca de passe no meio-campo e pouco criavam.

Aos 31, Neymar deve ter se lembrado da última vez em que atuou em solo londrino. Contra a Escócia, em março de 2011, ele foi muito vaiado, fato que se repetiu nesta sexta-feira.

A bronca dos torcedores começou quando o santista reclamou de um tapa de Bertrand e ficou estirado no chão. Dois minutos depois, a raiva aumentou e assim como no ano passado, ele marcou de pênalti, sofrido por Hulk, o segundo gol brasileiro.

As vaias não intimidaram o brasileiro, que ainda criou mais duas boas chances de aumentar o placar para o Brasil no primeiro tempo.

O panorama dos 45 minutos finais não foi muito diferente e nem as quatro alterações fizeram o time britânico melhorar na partida. O Brasil seguiu dominando as ações e a única vez em que Rafael foi acionado, fez defesa espetacular, mas Sinclair estava impedido.

 

O astro do Reino Unido, Ryan Giggs, pouco apareceu no duelo e acabou substituído aos 18 minutos da segunda etapa por Aarom Ramsey.

Hulk, Damião e Oscar ainda deram trabalho para o goleiro Butland, que trabalhou bem. Os três brasileiros, porém, foram substituídos e deram lugar a Ganso, Pato e Lucas.

O meia-atacante do São Paulo entrou bem na partida, mostrou boa movimentação e até teve chance de marcar em jogadas contruídas por Neymar. Ganso, assim como Oscar, teve atuação apagada e Alexandre Pato, apesar de pouco tempo em campo, só não fez o terceiro porque Butland fez bela defesa.

Alex Sandro ainda entrou no lugar de Marcelo e Danilo substituiu Sandro no último teste da seleção olímpica antes da estreia em Londres.

UOL Cursos Online

Todos os cursos